Tudo pronto para volta às aulas?

Tudo pronto para volta às aulas?

 Veja 10 dicas de como se preparar junto de seu filho para o início do ano letivo!

Janeiro já chega em seu fim e junto dele também se aproxima o início do ano letivo escolar. Um momento em que as crianças ainda estão agitadas e com muita energia sobrando das férias. Ao mesmo tempo, a ansiedade para a volta da rotina escolar também surge, tanto para as crianças que estarão entrando em uma escola nova, quanto para as crianças que permanecerão na mesma. Os que estudam de manhã precisam estar preparados para acordar cedo e tomar um belo café da manhã para iniciarem o dia de estudos com muita energia. Já os que estudam a tarde, precisam organizar as atividades pela manhã para que o período, que já é tão curto, seja mais produtivo.

Para que a primeira semana seja tranquila, é importante que os pais estejam preparados e mantendo uma boa conversa sobre as responsabilidades que irão retornar junto das aulas, responsabilidades essas que aumentam com a entrada de cada novo ano letivo. Essa primeira semana é fundamental para a adaptação do aluno, e muitas das vezes não contém conteúdos novos nem um ritmo grande de atividades justamente para que os alunos se adaptem a esse retorno de uma forma mais natural e tranquila. É um bom momento para as crianças interagirem com novos amigos, conhecerem os novos professores e relembrarem tudo que aprenderam no último ano para que possam seguir em frente com novos aprendizados.

Para ajudá-los com essa preparação, listamos a seguir 10 dicas fundamentais para um bom retorno às aulas:

 

1- É fundamental comprar todo o material escolar necessário e deixar que a criança faça parte desse momento ajuda nessa fase de adaptação. Deixe que escolha os materiais e depois que tenha autonomia para guardá-los em casa onde possa achá-los para quando as aulas começarem. Verifique também se é possível utilizar algumas coisas do outro semestre!

2- É muito importante que a criança se sinta apoiada pelos pais e professores ao chegar na escola. Por isso, boas conversas podem fazer a diferença. Acompanhe cada atividade e esteja sempre alinhado com os professores e responsáveis pela escola. Também é de muita importância acompanhar de perto todas as amizades e acontecimentos na vida social da criança.

3- Providencie o uniforme, tênis, mochila e todos os acessórios necessários.

4- Acompanhe a rotina de estudos da criança de perto, sempre incentivando a ter mais dedicação e mostrando a importância dos estudos para sua vida.

5- É importante ir adequando o sono das crianças a rotina da escola. Colocá-las para dormir no horário uns dias antes facilita a vida dos pais e dos pequenos também.

6- É muito importante que a criança tenha uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes e vitaminas, que são importantes para o rendimento escolar. Não se esqueça que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, responsável por preparar o corpo para todas as atividades. É importante também se organizar antes da semana começar e preparar todos os alimentos para o recreio, pois esta refeição é uma pausa necessária para que os pequenos possam repor as energias.

7- Visite um pediatra antes das aulas retornarem. Procurar por uma avaliação da visão e audição da criança também é importante para o rendimento escolar.

8- Disponibilizar um ambiente organizado para os estudos é necessário para que a criança consiga se concentrar mais facilmente.

9- Verifique o peso adequado para seu filho levar às costas quando carrega a mochila. Carregar um peso excessivo pode acarretar em problemas de coluna e postura posteriormente.

10- Por último, incentive a criança a fazer atividades dentro e fora da escola. Praticar esportes auxilia no desenvolvimento de disciplina, assim como no desenvolvimento de habilidades motoras e ajuda a se relacionar melhor em grupo. Aprender uma segunda língua, como o inglês e o espanhol, hoje em dia é primordial, portanto quanto antes a criança entrar em contato com a língua, mais fácil fica de se aprender futuramente. Da mesma forma, aprender um instrumento musical auxilia na disciplina, na concentração e ainda desenvolve as habilidades manuais da criança desde cedo.

 

Lembre-se sempre de acompanhar de perto cada passo que seu filho dá na vida escolar e em todas as atividades que seguir. Caso tenha alguma outra dica que ache importante para esse momento ou alguma situação que já tenha acontecido com você, compartilhe conosco nos comentários! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *