Sem tédio nas férias: atividades criativas para as crianças

Sem tédio nas férias: atividades criativas para as crianças

Depois de estudar o ano inteiro, as crianças também merecem um descanso nas férias de dezembro e janeiro. Mas essa folga não significa, necessariamente, que elas devem ficar entregues ao tédio ou plantadas na frente do vídeo game. Abaixo, confira idéias de programas e atividades para os pequenos se divertirem e aprenderem muito nestas férias.

Criança gourmet

Se seu filho costuma acompanhar os adultos na cozinha, cheio de curiosidade, que tal surpreendê-lo com uma oficina de culinária? Algumas escolas e ateliês de São Paulo oferecem cursos específicos para crianças, com durações variadas, de um dia a uma semana. As receitas são simples e feitas bem ao gosto da garotada.

Para dezembro, a escola de gastronomia Minichefs convida os pequenos a celebrarem o Natal com uma oficina de culinária e de costura envolvendo o tema. É diversão garantida. Na Vivian Feldman Atelier Escola, crianças a partir dos 5 anos podem participar das oficinas de brigadeiro gourmet, macarrons e cup cakes. Já no Gastrot Gourmet, o cardápio é mais variado e os pequenos aprendem a fazer pizza, esfihas, kibes e até pão de queijo com jeitinho da fazenda.

Pequeno cientista

Algumas crianças são super curiosas e costumam fazer experiências, desmontar e montar seus brinquedos e inventar engenhocas. Se seus filhos se encaixam nesse perfil, nada vai agradá-los mais do que passar uma tarde no Museu Catavento, na Zona Leste de São Paulo. Lá os pequenos vão aprender sobre ciência e se divertir ao mesmo tempo.

Se a visita ao Catavento não for o suficiente para saciar a curiosidade da criançada, há ainda a Estação Ciência da Universidade de São Paulo. Localizada no bairro da Lapa, o espaço oferece dezenas de experimentos interativos que abordam temas da física, biologia, geologia e até urbanismo. Destaque para o planetário inflável, que certamente vai fascinar os mini cientistas.

Depois de tanto aprender sobre ciência, as crianças vão querer botar a mão massa. A Mamusca, espaço de recreação e aprendizado em Pinheiros, oferece uma oficina de robótica para pequenos gênios de 3 a 6 anos, além de outras atividades criativas. O que será que eles vão inventar?

imagem2

Réplica em tamanho real do allosaurus fragilis, localizada na entrada da Estação Ciência. (Crédito: Rafael Foltram / Divulgação Estação Ciência)

Atleta mirim

Nunca é cedo demais para mexer o esqueleto e gastar energia nos esportes. Pensando nisso, a Academia Competition (Unidade Paulista) organizou uma programação especial de férias. Do dia 20 a 31 de janeiro, monitores vão organizar atividades físicas e recreativas para o público infantil, que envolvem natação e esportes em equipe.

Se os seus filhos são mais radicais e destemidos, eles vão adorar passar as férias aprendendo parkour ou escalada. Na Academia Tracer, especializada no esporte urbano, crianças a partir de 6 anos podem praticar o parkour indoor ou outdoor. Há a opção de fazer aulas avulsas ou em regime semanal.

Na Casa de Pedra, os pequenos destemidos podem se aventurar em paredões de até 14 metros. O espaço fornece o equipamento necessário e monitores supervisionam a brincadeira das crianças. Se quiserem, os pais experientes em escaladas podem acompanhar seus filhos a partir dos 4 anos.

imagem3

Radicais ou tradicionais, os esportes ajudam as crianças a extravasarem toda a sua energia.

Mini fã da natureza

É bem sabido que a maioria das crianças fica encantada com a natureza e os animais. Então, nessas férias, que tal levá-las para vê-los de perto? No Zoológico de São Paulo, é possível fazer visitas monitoradas, passeios noturnos e assistir a apresentações didáticas sobre ecologia e povos indígenas. Tudo isso, é claro, além de ver os animais.

Outro passeio imperdível para quem gosta de bichos é visitar o Aquário de São Paulo. Lá as crianças vão observar tubarões, arraias, lontras e pingüins. Em dezembro, há ainda a possibilidade de conferir o show As Sereias, no qual mergulhadoras fantasiadas fazem acrobacias aquáticas e interagem com o público.

Algumas crianças gostam tanto de animais que se encantam até com aqueles não tão fofos, como cobras, lagartos e sapos.  Este gosto faz com que os pequenos adorem visitar o Instituto Butantan. Além de observar cascavéis e caranguejeiras no Serpentário, os mini aventureiros também podem aprender sobre biologia e história do Brasil nos museus do instituto.

imagem1

Girafas e outros mamíferos e aves encantam os visitantes do Zoo de São Paulo, enquanto peixes e outros animais marinhos são as estrelas do Aquário. Já os répteis roubam a cena no Butantan. (Fotos: Divulgação)

São Paulo oferece diversas opções para a criançada aprender, se divertir e gastar energia durante as férias, para todos os bolsos e gostos. Com as dicas acima, só fica em casa sem fazer nada quem quer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *