Saiba como cultivar um pomar em seu apartamento

Saiba como cultivar um pomar em seu apartamento

Ter árvores de pequeno porte e frutíferas na varanda do apartamento é tão gostoso quanto cultivar uma horta, faz da vida urbana mais próxima da natureza e proporciona hábitos saudáveis. A iluminação e disponibilidade para o cultivo orientam qual a melhor espécie escolher. Veja as características abaixo e tique sua opção.

As árvores adaptáveis ao habitat

Por incrível que pareça, há diversas árvores frutíferas que se desenvolvem bem em vasos. Pés de limão, pitanga, jabuticaba, laranja e  romã são amigos deste habitat e podem ser cultivados facilmente em terraços. Todas essas espécies devem ter o vaso posicionado em local com pouco vento, incidência de luz natural e com boa circulação de ar. Para garantia de frutos, é importante a ajuda de um profissional no preparo do solo, que devem oferecer os nutrientes e minerais necessários à planta.

A florada e nascimento de frutos estão relacionados às condições do habitat da planta. Uma jabuticabeira, por exemplo, cultivada com nutrientes, regas e clima ideais floresce até cinco vezes ao ano e dá frutos de setembro a dezembro.

Os valores das mudas frutíferas estão a partir de R$80,00 e aumentam de acordo com a maturidade e desenvolvimento da planta.

arvores

Fotos: Pinterest

Como cuidar do seu pomar

A maioria das espécies frutíferas pede água em abundância. Porém, fique atento ao excesso, a água deve escoar pelo dreno do vaso e a terra não pode ficar encharcada. Nas estações quentes, a rega deve ser feita de três ou quatro vezes por semana e, no período frio, apenas duas vezes. Menos frequente, a poda deve ser realizada após a fase das frutas. É importante o uso de ferramentas adequadas e o corte deve ser feito justo ao caule, na diagonal.

O cuidado com a escolha do vaso também é fundamental para o crescimento da planta e cultivo. Independente do material, opte por um vaso de no mínimo 10 cm a mais que a largura do torrão da muda, para que a raiz tenha espaço para o desenvolvimento.

arvores1

Fotos: Pinterest

 

Assuntos: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *