Saia do quadrado

Saia do quadrado

Como escolher o melhor quadro para sua casa

Não é só pela escolha das cores das paredes e dos móveis que se faz uma boa decoração. Quadros podem realçar seu ambiente e imprimir o seu toque pessoal. Mas como definir o que pendurar em cada lugar? Que tal algumas dicas?

O mais importante é imprimir sua personalidade no seu cantinho. Sua casa deve ficar do seu jeito. “Cores neutras nas paredes são a escolha menos arriscada, contudo usar tons vibrantes pode criar resultados de muita personalidade. O importante é uma composição harmônica. As cores dos quadros e do ambiente devem dialogar”, diz a arquiteta Carmen Calixto.

quadros-01

A decoração leva em conta o uso de cada ambiente. Na sala de jantar, o clássico é usar natureza morta. Já na cozinha, você pode optar por temas mais coloridos ou ligado à comida. Na sala de estar, o mais utilizado são quadros de paisagens. Nos corredores, pense em quadros pequenos ou fotos de família.

Os quadros devem dar o toque final na sua decoração. “Ambientes neutros significam maior liberdade na escolha dos quadros. Quando a decoração já conta com cores marcantes, uma boa estratégia é usar quadros que envolvam algum dos tons já usados no resto da decoração”, comenta Carmen.

O tamanho da obra deve ser proporcional à parede ou ao móvel próximo. Por exemplo, se a parede for mais larga, opte por um quadro na horizontal. Já se a sua parede for mais estreita, a escolha quadros verticais.  “O posicionamento na altura dos olhos costuma ser uma estratégia certeira, assim como apoiá-los em prateleiras ou móveis existentes. Uma boa dica, especialmente para quem deseja criar composições, é recortar papel pardo com as dimensões das peças para simular o posicionamento antes de pegar em pregos e martelo”, completa Carmen.

quadros-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *