Rústicas, paredes de tijolos aparentes dão ar industrial ao apartamento

Rústicas, paredes de tijolos aparentes dão ar industrial ao apartamento

Antes vistas como sinônimo de desleixo com o lar, as paredes de tijolos aparentes voltaram com força total, tornando-se uma referência de sofisticação e charme para casas e apartamentos pelo mundo a fora. Assim como as tubulações à vista, este recurso também é inspirado nos antigos lofts de Nova York, que foram redescobertos por arquitetos há alguns anos e desde então não saem das listas de desejos domésticos.

Diferente dos tijolos vazados, que estão na maioria das construções modernas, este material é um pouco mais antigo. Feito de barro maciço – o tijolo baiano é um exemplo –, ele pode ser encontrado facilmente em construções com mais de três ou quatro décadas de existência.

Porém, se você não está em um típico apartamento do Brooklyn novaiorquino, não desanime. De acordo com Carolina Oliveira, do escritório Triplex arquitetura, há pelo menos três situações distintas para conseguir aproveitar este recurso na sua decoração.

Tipos mais comuns

Mesmo em pequenas quantidades, alguns apartamentos já vem "equipados" com paredes de tijolos aparentes (foto: Triplex Arquiteturas / divulgação)

Mesmo em pequenas quantidades, alguns apartamentos já vem “equipados” com paredes de tijolos aparentes (foto: Triplex Arquiteturas / divulgação)

A primeira – e mais difícil – detém-se aos apartamentos que já incluem a intervenção em seu projeto arquitetônico, sendo entregues pela construtora sem custo extra. Neste caso, deve-se apenas se preocupar com o tom que é mais agradável ao dono do apartamento.

O segundo, que vale para uma parte considerável das pessoas, é usar um revestimento que imita o tijolo, porém mais fino que o original. “Nós costumamos usar o Palimanan, que é ideal para uma obra mais simples e requer pouca mão de obra”, falou a arquiteta.

Este recurso, de acordo com a profissional, costuma ser indicado para locais com pouco espaço, já que em muitos casos, o fato de uma parede ter cinco ou seis centímetros a menos pode fazer toda a diferença no layout do cômodo.

A terceira alternativa é construir, literalmente, uma parede de tijolos dentro de casa. Mais complexo que os demais, ele exigirá muita destreza dos profissionais de alvenaria especializados e que conheçam as técnicas deste tipo de recurso, já que durante a obra, as peças devem ser encaixadas, uma a uma e rejuntadas por trás. “É necessário muito cuidado para não deixar o rejunte vazar entre as peças e manter o visual mais clean”, completou Caroline.

Escolhendo os tijolos

Revestimentos como o Palimanan são uma opção mais prática e barata para os tradicionais tijolos de barro (foto: Triplex Arquitetura / divulgação)

Revestimentos como o Palimanan são uma opção mais prática e barata para os tradicionais tijolos de barro (foto: Triplex Arquitetura / divulgação)

Além do aspecto estético, que também é importantíssimo, quem opta por construir uma parede de tijolos em casa também pode ganhar maior conforto térmico e acústico para o lar. Isto porque o recurso reforça a parede já existente, diminuindo exponencialmente a passagem do som e também do ar.

A garantia destes benefícios, por outro lado, costuma ser decidida no momento da compra. Para escolher qual o tijolo mais adequado ao seu projeto, Carolina aconselha a prestar atenção na qualidade das peças, observando se ela não se esfarela com facilidade e se tem a marca do fabricante impressa em seu interior. Outro fator importantíssimo para ficar atento é em relação aos pontos cinza na parte interna do tijolo, que denunciam que a queima não foi bem feita.

Instalação

Aléns dos tons tradicionais, também é possível aplicar tintas coloridas nas paredes de tijolos (foto: Pinterest)

Aléns dos tons tradicionais, também é possível aplicar tintas coloridas nas paredes de tijolos (foto: Pinterest)

Por mais habilidades manuais que você tenha, na hora da instalação deve-se deixar tudo nas mãos dos profissionais de alvenaria. Neste caso, o menor deslize – ou desnível – poderá comprometer toda a ordem da parede. E não há ninguém mais capacitado do que um especialista sob a orientação de um arquiteto para não deixar que isso aconteça.

De acordo com Marina Torre Lobo, também do Triplex, o principal cuidado que se deve ter é nesta hora é com os rejuntes, que não podem ficar muito grossos, prejudicando a qualidade estética da obra.

“Também é preciso ter muito cuidado com algumas técnicas aplicadas, como por exemplo, os tijolos sem rejuntes aparentes, que são mais complicados e que demandam de atenção redobrada”, completou ela.

 Limpeza

Para evitar o acúmulo de sujeira nos tijolos, é recomendável a aplicação de uma resina impermeabilizante de tempos em tempos (foto: Pinterest)

Para evitar o acúmulo de sujeira nos tijolos, é recomendável a aplicação de uma resina impermeabilizante de tempos em tempos (foto: Pinterest)

O ponto negativo dos tijolos aparentes é a sua limpeza. Melhor dizendo, é a quantidade de poeira que fica acumulada em sua superfície e pelos rejuntes. Neste caso, não há muitos segredos para retardar ao máximo este efeito.

É recomendável a aplicação de uma resina própria nos tijolos, para que mantenham as cores originais e fiquem livres de umidade e do limo que pode se acumular nas peças, principalmente se forem colocadas em ambientes externos.

Para limpá-los, além de produtos especializados, também é possível – nas paredes que não levam tinta – misturar uma solução de 30% de cloro e 70% de água, que deve ser passada na parede com uma vassoura de piaçava.

Dicas

Algumas técnicas, como a instalação sem rejunte aparente, demandam de conhecimento extra de quem fará a instalação (foto: Pinterest)

Algumas técnicas, como a instalação sem rejunte aparente, demandam de conhecimento extra de quem fará a instalação (foto: Pinterest)

Antes de sair por aí subindo paredes laranja pela casa, é preciso ter em mente como a casa ficará para não se frustrar. A arquiteta Adriana Helú dá uma dica de ouro para quem não tem a mínima noção do que esperar da obra.

“O ideal é ter apenas uma parede com tijolos em casa, de preferência em um ambiente mais amplo, justamente para não deixar o ambiente muito pesado. Em cômodos menores, o tijolo pode dar a sensação de diminuir ainda mais o espaço.” disse ela.

 

 

Crédito da foto de capa: Triplex arquitetura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *