Regras básicas para boa convivência com seus vizinhos

Regras básicas para boa convivência com seus vizinhos

Tentar dormir numa sexta-feira depois de uma semana cansativa é muitas vezes o maior desejo das pessoas. Mas e quando seu vizinho tem um desejo diferente do seu e resolve dar uma super festa e acabar com seus planos de um sono tranquilo?

Esse é apenas um dos inúmeros motivos de briga entre vizinhos. Mas o que fazer para viver tranquilamente sem ter que se mudar para uma ilha deserta que não tenha vizinhos?

A primeira grande dica é pensar se você age da forma como gostaría que agissem com você. Por exemplo, se a regra do condomínio diz que ao utilizar o carrinho de compras você deve devolvê-lo no local, pense, se outra pessoa não devolver e você for precisar, iria gostar?

As regras estão ali para serem cumpridas. E nela constam os direitos e deveres dos condôminos. Caso alguma atitude de seus vizinhos lhe incomode, a conversa é o melhor caminho, e se for o caso, acionar o síndico para intermediar o problema pode ser eficaz!

Mas lembre-se: direitos e deveres! O problema pode ser o outro, mas às vezes, pode ser você, também! Analisar suas próprias atitudes, e, caso esteja agindo de forma errada, melhorar, pode ajudar na harmonia da vizinhança.

Não fuja das regras

Algumas regras são básicas para uma convivência saudável entre vizinhos.

1) Barulho
Conheça as normas do condomínio e não faça barulho após o horário determinado. Porém, o bom senso é sempre válido, e não é porque está no horário permitido que deve fazer o barulho que quiser.

2) Animais
Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores. Fique sempre atento às sujeiras que ele pode vir a deixar nas áreas comuns e pergunte sempre ao seu vizinho se o animal está incomodando no momento em que não tem ninguém em casa.

3) Crianças
Os pais devem sempre estabelecer limites aos seus filhos. Atente-se ao barulho, brincadeiras que podem danificar a área comum prédio e certifique-se de que eles brincarão apenas na área permitida ao lazer, o que não deve incluir garagens, por exemplo.

4) Lixo

Descarte sempre seu lixo no local indicado do condomínio. Não jogue nada pelas janelas.

5) Obras
Respeite sempre o horário permitido para obras e procure comunicar o síndico e seus vizinhos antes de iniciá-la.

Por que ter boa convivência com vizinhos?

Já ouviu aquela frase: “Seu vizinho é seu parente mais próximo”? E na verdade é mesmo… Na hora de um socorro, é ao seu vizinho que você irá recorrer.

Conviver bem faz bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *