Panela velha é panela inteira

Panela velha é panela inteira

Como conservar a panela que faz comida boa

Sabe a sua panela nova ou aquela velhinha de ferro que você adora? Se você não cuidar da maneira correta, elas podem ser danificadas ou ficar manchadas para sempre. Aprenda algumas dicas para deixar suas panelas sempre conservadas e prontas para o uso.

Para o primeiro uso da sua panela você deve lavar com água quente, detergente comum e uma esponja macia, passando um pano ou uma escova. Seque-a imediatamente. Se sua panela for de aço inoxidável, ferva água por 4 vezes seguidas.

Antes de começar a cozinhar, a panela deve estar seca.  Nunca a deixe vazia ou com óleo esquentando por mais de 4 minutos, pois a panela pode mudar de cor, queimar ou danificar o fundo. Evite também deixar a chama do fogão chegar às laterais da panela.

Na lavagem, a dica é lavar imediatamente após o uso, mas se a comida tiver grudada coloque água quente na panela e deixe ferver por poucos minutos.  Nunca coloque água fria: a limpeza pode se tornar difícil. Para remover uma camada de comida queimada, outra dica é colocar bicarbonato de sódio e água quente. Solta facilmente!

Se pretende colocar sua panela na máquina de lavar, pense duas vezes. Nem todas as panelas podem ir a todos os tipos de máquinas. Para prolongar a vida das panelas, lave do modo tradicional, com bucha e sabão.

Os alimentos que possuem amido, como massas e arroz, podem deixar manchas na parte interna da panela. Essas manchas são facilmente removidas, passando um pano com suco de limão ou vinagre.

panelas-01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *