Os benefícios do café da manhã para nossa saúde

Os benefícios do café da manhã para nossa saúde

Sabemos que com a rotina acelerada, principalmente nos dias de semana, acabamos deixando de lado algumas refeições e outras preocupações com o nosso corpo. Nessas horas a falta de tempo passa a ser nossa grande inimiga, causando stress e até mesmo crises de ansiedade e dores no corpo. Com isso, sacrificamos a primeira refeição do dia, que é um combustível essencial para as atividades que iremos exercer.

Tomar um bom café da manhã é necessário e nos fornece um maior desempenho intelectual, mais energia e nos mantém com uma saúde saudável. De manhã estamos 8 horas sem ingerir nenhum alimento e, para nosso organismo exercer suas funções fundamentais, ele precisa da energia encontrada nos nutrientes. Apesar disso, existem muitas pessoas que vivem muito bem sem tomar o café da manhã, porém isso pode variar de pessoa para pessoa. Para quem pratica exercícios logo cedo ou faz qualquer tipo de esforço e costuma sentir tonturas e fraqueza por não comer, é importante que inicie esse hábito.

Por mais que muitas pessoas afirmem que não tomam o café da manhã e mesmo assim conseguem ter um dia ativo e uma vida saudável, é comprovado que a prática dele proporciona menores taxas de doenças cardíacas, hipertensão arterial e colesterol elevado. Além de melhorar o desempenho intelectual em todas as atividade que serão realizadas durante o dia e ainda aumentar a atenção, a refeição é responsável por equilibrar o plano alimentar. Para as crianças a refeição também é extremamente necessária, pois por estarem em fase de crescimento, ela ajuda no desenvolvimento e a repor as muitas energias a serem gastas durante o restante do dia.

 

Refeição completa

Um café da manhã completo para um dia ativo e com muitas energias sobrando para gastar é aquele que apresenta boas quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras boas. Ideal para repor os nutrientes, como vitaminas e minerais e manter um equilíbrio nutricional e calórico para o corpo.

Para se ter uma refeição ideal no café da manhã deve-se incluir:

  • Cálcio e proteínas, encontrados no leite e em queijos e iogurtes.
  • Carboidratos encontrados em pães, cereais e biscoitos.
  • Vitaminas, fibras e minerais encontrados nas frutas, sendo consumidas inteiras ou em suco.

 

Engana-se quem pensa que pular o café da manhã é um benefício para o emagrecimento. Quando nos alimentamos bem nas primeiras horas do dia a tendência é termos menos fome nas refeições seguintes, nos fazendo comer apenas o necessário. Além disso, fazer o desjejum logo que acordamos nos faz ter mais chances de controlar ou manter o peso.

Vimos que são muitos os benefícios de se ter um bom café da manhã. Para quem ainda tem dúvidas mas deseja ter uma alimentação balanceada, é indicado sempre procurar por um nutricionista que indicará a melhor dieta a ser seguida de acordo com cada organismo. Cuidar da saúde é coisa séria, e porque não começarmos por nossa alimentação?

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