Open house: apresente a casa nova aos amigos

Open house: apresente a casa nova aos amigos

Mesmo não sendo originárias do Brasil, as festas de inauguração (house warming/open house) já fazem parte das tradições nacionais. O rito de reunir os amigos para fazer um tour pelo apartamento novo se tornou algo bem comum por aqui nos últimos anos. Neste tipo de comemoração, além de celebrar a nova morada, os anfitriões ainda recebem presentes dos convidados para o novo lar.

Em um open house, deixe o terno e a gravata no guarda-roupa, pois nas festas de inauguração, o tom descontraído e informal costuma ser uma das únicas regras. Até mesmo a decoração, que deixa muita gente de cabelo em pé, não é um aspecto levado em conta neste momento, afinal, a sua casa é a atração principal.

Quem melhor do que você para apresentar o novo apartamento? Como anfitrião, você precisa aproveitar a festa junto com os convidados e também coordenar as atividades da noite. Para que isso aconteça sem problemas, o jeito é tornar seu evento uma reunião o mais simples possível.

Usar alternativas simples pode ser uma boa opção para decorar a casa (foto: Pinterest)

Faça você mesmo a decoração e dê o seu toque pessoal aos enfeites  (foto: Pinterest)

Salvo algumas exceções, as house warmings são feitas para pequenos grupos, o que não exige grandes preocupações com o planejamento do evento. Confira este checklist e saiba por onde começar:

Convites: um convite ou flyer simples é o necessário para que todos saibam sobre o seu evento. Usar as redes sociais pode ser uma alternativa moderna para as famigeradas listas de e-mail ou os contatos via telefone. Para quem faz o estilo tradicional, há também a possibilidade de usar convites de papel personalizados.

Decoração: raramente o apartamento está exatamente como você quer neste momento. Sempre há uma parede que ainda não foi pintada ou um móvel que está faltando. Então, a menos que a festa tenha um tema específico, optar por algo muito elaborado é perder tempo. O ideal aqui é usar a cabeça com soluções práticas. Arranjos florais e enfeites são bem-vindos para deixar a casa um pouco mais charmosa.  Se a ideia é fazer com que os convidados conheçam o apartamento, que tal usar todos os espaços? Servir a comida na cozinha, usar o escritório como bar ou mesmo o quarto como um ambiente de descanso?

Práticas e fáceis de fazer, as bruschetas são boas opções de lanche para o Open House (foto: Pinterest)

Práticas e fáceis de fazer, as finger foods são boas opções de lanche para o Open House (foto: Pinterest)

Comida: qualquer receita que fique pronta com antecedência é uma boa ideia. Pequenos canapés, bruschetas e lanches prontos, por exemplo, dão pouco trabalho e são bem aceitos. Deixar tudo no melhor estilo self-service é mais uma medida para deixar as coisas práticas. E claro, não esqueça dos amigos vegetarianos. Quanto aos doces, a melhor alternativa é comprar brigadeiros ou cupcakes ao invés de fazê-los. Caso você se enrole com os prazos, não tenha vergonha de contratar um serviço de bufê ou uma banqueteria.

Bebidas: sucos, refrigerantes e ao menos dois tipo de bebidas alcoólicas não podem faltar. Ter uma garrafa de champanhe para comemorar também pode animar a festa. E não se esqueça: deixe-as sempre à vista dos convidados.

Música: independente do ritmo, músicas alegres são mais bem recebidas pelos convidados. Abdicar do gosto pessoal para agradar os amigos neste momento pode ajudar a entrosá-los na festa. Certifique-se de que o volume esteja em um tom adequado, ou seja, que permita que os convidados conversem e ainda possam curtir o som.

Atividades: usar jogos ou atividades recreativas é uma maneira inusitada de fazer os convidados interagirem. Alugar um karaokê ou mesmo ter a coragem de abrir um tabuleiro de Imagem e Ação ou Banco Imobiliário pode ser o caminho. Isto vai depender inteiramente dos seus convidados.

Uma boa maneira de dividir este momento especial com os convidados é através das lembranças (foto: Pinterest)

Uma boa maneira de dividir este momento especial com os convidados é através das lembranças (foto: Pinterest)

Ao final do evento, você pode distribuir lembranças de agradecimento para quem prestigiou essa data especial. No caso positivo, aventurar-se pelo mundo do artesanato é uma furada. Compre algo singelo e que os seus amigos possam se lembrar de você. Depois disso é só aproveitar a casa nova, desta vez, oficialmente inaugurada.

 

 

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *