O que saber antes de fechar sua varanda com vidro

O que saber antes de fechar sua varanda com vidro

Na escolha do apartamento, o espaço da varanda é desejado por permitir momentos ao ar livre agradáveis. Porém, quem opta por deixar o ambiente aberto corre o risco de não usufruí-lo tantas vezes ao ano. Fechar a varanda com vidro tem sido solução para deixá-la a salvo do mau tempo. Faça chuva ou faça sol, o novo espaço pode ser utilizado com conforto, abrigando móveis e objetos e tornando-se uma extensão da sala ou quarto.

Pensando em dar esse caráter híbrido ao espaço? Leia as dicas abaixo.

Proteção invisível

Ao contratar o serviço de uma empresa especializada, a altura do apartamento, a força dos ventos e a planta da varanda irão determinar a gramatura dos vidros e melhor estrutura a ser utilizada. Espessuras de 8 a 10mm são as indicadas para andares superiores. Quanto ao tipo de vidro, o mais recomendado atualmente é o laminado, opção mais cara que o vidro temperado, mas que conta com uma película que, além de reter os raios UVA e UVB e melhorar a performance acústica, impede que o vidro se estilhace totalmente caso seja quebrado.

varanda_vidro

Fotos: UOL, Casa Bem Fácil, Personal Evolution

Os sistemas mais modernos de envidraçamento de sacadas permitem uma vista limpa, sem esquadrias verticais e com maior amplitude na abertura dos vidros, através de diversos tipos de sistemas de paineis deslizantes. Cabe ao especialista informar qual tem a melhor vedação e proteção para ventos e chuva em sua localidade e altura.

vidro

Fotos: UOL, Casa Bem Fácil, Personal Evolution

Estética original

Escolher colocar folhas de vidro no entorno da sacada deve ser uma decisão conjunta com o condomínio. A varanda faz parte do visual da fachada do prédio e qualquer mudança deve ser de comum acordo com os moradores. Antes de optar por um estilo de fechamento e cores dos vidros, é fundamental conferir as regras e padrão visual do conjunto. Com este aval, está liberado para explorar os materiais que mais combinam com a decoração e estilo da nova varanda, que pode inclusive ter seu piso nivelado com o da sala, integrando os ambientes.

varanda_vidro1

Fotos: UOL, Casa Bem Fácil, Personal Evolution

Antes de contratar

Na capital paulista há uma grande oferta de empresas especializadas no serviço. Na hora de procurar pelo melhor serviço, questione instalações anteriores, matérias primas usadas e resistência dos materiais. Vale conversar com o síndico do prédio para saber se o serviço já foi feito por algum outro morador, qual empresa o realizou e se o resultado ficou bom.

Se for de comum acordo, peça para a empresa realizar uma apresentação de seus serviços a todos do condomínio, já que a compra “coletiva” do serviço pode reduzir os investimentos individuais, que costumam ser altos. O preço do metro quadrado custa em média R$ 500 em São Paulo, variando de acordo com tipo de sistema e vidro escolhidos.

Serviço: AtlanticBox , Solid Systems, Tecvetro, Casa Dine de Vidros e Personal Evolution.

Assuntos: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *