Museus imperdíveis em São Paulo

Museus imperdíveis em São Paulo

Museus são uma ótima forma de consumir cultura, seja você adulto ou criança. A cidade de São Paulo, alguns deles já foram até eleitos como um dos melhores do mundo.  Segundo o site Trip Advisor, três museus na capital ganharam reconhecimento internacional em 2016. A Pinacoteca do Estado conquistou o primeiro lugar do Travellers’s Choice Museus, tanto na categoria Brasil, quanto na América do Sul. Já na categoria mundial, a Pinacoteca conquistou o 19º lugar. O Museu do Futebol ficou com a 6ª colocação nacional, à frente do Catavento, que conquistou o 7º lugar no Brasil. Saiba mais sobre alguns desses campeões de visitação:

 

  1. MASP

O museu foi inaugurado em 1947 por Pietro Maria Bardi e pelo magnata da mídia Assis Chateaubriand. Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, num arrojado projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Hoje o local comporta uma das coleções mais importantes do hemisfério sul, com peças de Rafael Sanzio, Sandro Botticceli, Monet, Renoir, Van Gogh, Manet, Degas, Vélazquez, El Greco, Goya e outros grandes nomes da arte. O prédio é um atrativo à parte, com o popular “vão livre do MASP” sendo palco de diversas feiras, manifestações civis e apresentações culturais.

Endereço: Avenida Paulista, 1578, Centro

 

  1. MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil surgiu como uma compensação histórica e um centro de reflexão para a cidade de São Paulo. A intenção do local é cobrir um hiato de quase 400 anos de história. É o primeiro do gênero no país e pretende valorizar, divulgar e preservar a cultura negra. O espaço tem como proposta ser um centro cultural, abrigando manifestações artísticas e oferecendo cursos, palestras e workshops.

Endereço: Parque do Ibirapuera – portão 10 – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Sul

 

  1. PINACOTECA

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e do estado, fundado em 1905. Hoje o acervo conta com mais de 9 mil obras de artistas como Anita Malfatti, Bourdelle e Rodin. O primeiro andar do prédio é reservado para as exposições temporárias, geralmente, concorridíssimas. Já o segundo piso abriga as obras do acervo permanente do museu.

Endereço: Praça da Luz, 2, Centro

 

  1. MUSEU DO FUTEBOL

Dentro do complexo que abriga o estádio mais querido do futebol de São Paulo, o Pacaembu, está o Museu do Futebol. O museu preservou a arquitetura clássica, porém investiu em tecnologia e interatividade. Seus visitantes aprendem a história de como o esporte inglês virou tão brasileiro, tornando a paixão nacional do País. Além disso, suas obras trazem a relação entre o futebol e a arte, o impacto do esporte na vida das pessoas e a história das Copas do Mundo.

Endereço: Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, s/nº

  1. CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL

O Catavento é um dos museus mais interativos e tecnológicos de São Paulo. O espaço foi inaugurado em 2009 e tem como desafio fomentar nas crianças o interesse pela ciência, problemas sociais, meio ambiente e tecnologia. O espaço é dividido em quatro temas: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada ambiente, o visitante interage com jogos, filmes em 3D ou exposições.

Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº

museus-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *