Iluminação embutida é opção prática e multifuncional

Iluminação embutida é opção prática e multifuncional

Ao elaborar o projeto de iluminação dos ambientes da casa, embutir as luminárias e spots deve ser sublinhada entre suas opções. A instalação não requer grandes esforços e o modelo exige apenas um pé direito com altura suficiente. Além do teto, prateleiras, nichos e degraus também podem ter luz em seu interior. Tem outra característica que a torna viável a muitos projetos de decoração: não é egoísta. Some às caracterísicas abaixo o fato de conversar com abajures e dar suporte a lustres, proporiconando em conjunto melhor clareamento de ambientes.

Requisitos básicos

Para embutir luminárias ou spots no teto, a altura é o primeiro fator a ser verificado. Para boa iluminação e conforto, o mínimo indicado é 2,7m do chão ao teto, o que costuma ser a média de apartamentos atuais. Um forro ou sanca serão a base das luzes embutidas e preenchem por volta de 10 cm de altura, comportando em seu interior a fiação , lâmpada e spots. São essas estruturas normalmente feitas de gesso que permitem recortes nos ambientes, iluminação direta em focos específicos e vãos entre a parede e o teto, criando uma cenografia aconchegante.

iluminacao-embutida

Discrição prática

Ao menos que queira expor lustres e luminárias como acessórios da decoração, spots bem espalhados no teto e entre prateleiras permitem a criação de ambientes e variações de clima e focos. Para quem tem obras de artes e objetos de coleção pela sala, é possível direcionar as lâmpadas e destacar diferentes pontos, alternando os locais de importância. Para isso, procure por luminárias com suportes orientáveis. Como coadjuvante da decoração, este tipo de luz favorece nichos e estantes também. As luminárias podem ser instaladas rente a prateleiras, valorizando peças e livros que merecem a exposição. Neste caso, calhas e projetores de LED são os mais indicados.

 Perspectiva e volume

A luz já é o elemento responsável por criação de volume por si só, mas quando associado a nichos embutidos ou forros oferece a ambientes novas perspectivas. Bastante usada em paredes de drywall, a iluminação interna em módulos permite oferecer a salas pouco espaçosas, por exemplo, novos armários dando a sensação de maior amplitude.  Tal recurso também vai bem a salas de tevê, criando um cenário interessante para iluminações indiretas que não prejudicam a claridade da tela e cômodo.

Imagens: onekindesign, UOL mulher.

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *