Faça você mesmo: instale a sua própria prateleira de parede

Faça você mesmo: instale a sua própria prateleira de parede

De vidro ou de madeira, as prateleiras são grandes aliadas na hora de decorar e organizar, especialmente para quem vive em um espaço pequeno. Visualmente mais leves do que os armários e estantes, elas são também muito práticas. Qualquer pessoa pode instalar a peça em menos de meia hora.

(foto: divulgação)

Leves e versáteis, as prateleira podem ser usadas em todos os cômodos da casa (foto: divulgação)

As grandes lojas do setor de construção e faça-você-mesmo vendem kits contendo todo o material necessário, desde a prateleira propriamente dita até os parafusos. Confira abaixo uma lista com o que você vai precisar:

 

Furadeira
Broca
Parafusos e buchas
Lápis
Trena ou fita métrica
Nível de bolha
Suporte para fixação
Prateleira

 

Cinco passos para montar uma prateleira

(foto: divulgação)

Embora variem, as peças costumam ter estrutura semelhante, com a base e suportes (foto: divulgação)

1 – O primeiro passo é medir com muito cuidado a área onde será instalada a prateleira. Esta vai depender da função que ela assumirá em seu lar. A altura recomendada é algo em torno de 1,60m e 1,70m, no nível dos olhos, especialmente se o objetivo for guardar livros ou exibir itens de decoração.

2 – Decidido o local, use a fita métrica para garantir que a prateleira não fique torta. Faça algumas marcações prévias e mantenha a peça na parede. Em seguida, use o nível de bolha. Se a borbulha de ar não estiver exatamente no meio, você terá que rever as suas marcas.

3 – Caso tenha um ajudante, peça para que ele pegue o suporte e os posicione embaixo da base. Rabisque com o lápis onde serão feitos os furos para fixar a prateleira na parede. Se estiver sozinho, faça um risco simbolizando exatamente onde a peça maior deve ficar e, em seguida, marque estes pontos.

4 – Retire as peças. Pegue a furadeira – com as brocas adequadas – e faça o furo nos locais marcados. Encaixe as buchas nos buracos e em seguida pegue novamente os suportes. Parafuse-os na parede. Puxe o parafuso para garantir que as buchas se expandiram na parede, de modo que os parafusos não”fujam”.

5 – Verifique novamente se tudo está alinhado. Use novamente o nível de bolha. Alinhado? Então pronto! Sua prateleira está montada.

 

(foto: Pinterest)

Além da versão tradicional, há também tipos mais arrojados de prateleira, com diferentes divisões (foto: Pinterest)

Em alguns casos, a prateleira demandará de mais de dois suportes. Geralmente, isso acontece em peças maiores, que podem ficar sem sustentação entre as duas pontas. Neste caso, vale o bom senso.

 

 

Foto de capa: shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *