Estética e Sustentabilidade

Estética e Sustentabilidade

Nada deixa uma casa mais aconchegante e quentinha como a madeira, não é mesmo? Usada em todos os estilos de decoração, as peças funcionam tanto em itens grandes como portas e armários como em itens menores de decoração. A madeira de demolição é um item com apelo decorativo muito grande, além de ser uma forma consciente e sustentável de decorar, pois reutiliza matérias-primas de casas antigas que foram demolidas ou reformadas, para aplicá-las em lares modernos.

Aproximadamente 80% dos resultados de uma demolição pode ser aproveitado. Você sabia? A madeira é um dos itens mais populares, pois as marcas do tempo a deixa ainda mais charmosa.

“A ideia de reutilizar madeira em decorações mais sofisticadas surgiu com o crescimento do uso do mdf. Nesse momento, os clientes e profissionais sentiram falta da matéria-prima mais bruta, menos industrial, com mais resistência e aparência fiel ao produto original! A madeira de demolição rende peças e projetos maravilhosos e cheios de história”, conta Jacqueline Ortega, designer de interiores.

O segredo para utilizar a madeira em seu projeto é começar verificando sua procedência. Uma certificação voluntária do FSC (Conselho de Manejo Florestal) garante que a madeira é segura e sustentável, porém ainda não obrigatória, pois o Ibama não tem uma lei específica para esses casos. A dica é procurar um fornecedor confiável ou ir a uma loja especializada em demolição. Em São Paulo já existem comércios que atendem esse nicho de mercado.

 

O segundo passo é o tratamento da madeira. Depois de saber se ela é realmente reutilizada e de qualidade, é a hora de garantir que ela não será atacada por pragas nem se deteriorará com o tempo. Alguns tratamentos protegem contra cupim. O uso de verniz e impregnantes também podem ser aconselháveis. Não deixe a madeira exposta à luz do sol diretamente sem que o material tenha passado por esses tratamentos. “Os tratamentos aumentam sua vida útil”, completa Jacqueline.

A madeira de demolição casa bem em qualquer decoração, seja no estilo nórdico que está em alta, no clássico e até no moderno com uma peça de destaque no ambiente. “Pode ser usada em itens maiores, mas, por ser um material mais robusto, o ideal é avaliar para não tornar o espaço muito carregado”, diz Jacqueline.

Outra maneira de usar madeira reaproveitada é o uso de palets. “Com a nova onda de sustentabilidade, os palets vem ganhando uma enorme visibilidade! Podem ser mesas de centro, bases para sofá, mesinhas de canto, bancos e muito mais”, argumenta a designer.

O custo do cuidado com o meio ambiente aliado ao da decoração ainda é um pouco alto, porém vale a pena. “A madeira de demolição não é uma matéria prima barata, mas o cliente investe, pois se trata de custo benefício alto graças à resistência do material maciço e que deixa qualquer projeto mais charmoso”, reforça Jacqueline.

Segundo a designer, marceneiros e carpinteiros são os profissionais mais indicados para lidar com o material. Porém, é importante contatar um profissional de arquitetura ou decoração para montar o projeto mais adequado para seu espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *