Espante o calor saboreando as frutas da estação

Espante o calor saboreando as frutas da estação

Se há uma época do ano perfeita para ingerir frutas, esta é o verão. Além da diversidade de opções disponíveis durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o calor também ajuda a variar os horários e maneiras de saboreá-las. Com grande índice de líquidos, elas ajudam na hidratação e ainda saciam a fome.

Ricas em vitamina C, as frutas da estação ajudam a fortalecer o sistema imunológico e deixam a pele com aspecto mais firme, pois atuam na produção de colágeno. Mas antes de sair por aí comprando dúzias de frutas, a nutricionista Caroline Cunha pede cautela para evitar exageros.  “No geral, a recomendação é a de consumir de três a quatro frutas por dia. Sempre aconselho que elas sejam consumidas com o acompanhamento de fibras, como a semente de linhaça, a chia ou flocos de quinoa; de proteínas, como iogurtes magros; ou oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes”, advertiu Caroline.

Além de in natura, os sucos são uma boa alternativa para o consumo das frutas da estação, desde que não sejam coadas (fotos: Pinterest)

Os sucos são uma boa alternativa para o consumo das frutas da estação, desde que não sejam coados (fotos: Pinterest)

A nutricionista também sugere ingerí-las em forma de sucos e vitaminas, porém, desde que mantenham as suas qualidades originais. “Quando consumidas em forma de sucos, não devemos usar o coador, para preservar as fibras e os nutrientes. Outras versões podem ser em sobremesas como gelatina, sorvetes, calda para bolos, assadas ou no recheio de bolos e tortas”, completou ela.

Se a intenção de recorrer às frutas tem a ver com a redução do índice glicêmico, promovendo maior sensação de saciedade, ela dá a dica: consuma-as após o almoço, em substituição à sobremesa, no café da manhã ou nos lanches intermediários.

Para não deixar mais dúvidas sobre os benefícios das frutas do verão, Caroline explica as propriedades presentes em cada uma delas. Confira:

Lichia: fonte de cianidina, uma substância que alguns estudos apontam como forte aliada para diminuir a gordura abdominal e reduzir o sobrepeso.

Cereja: assim como as outras frutas de cor avermelhada, a cereja é fonte de antocianina, composto responsável pela ação anti-inflamatória e protetora cardiovascular. Quando consumida in natura tem propriedade laxativas e diuréticas, e pela ação do ácido salicílico é indicada no tratamento e combate ao reumatismo, gota, artrite e redução do ácido úrico.

Ameixa: a ameixa tem grande poder laxativo. Graças a dois compostos fenólicos em sua composição, o neoclorogênico e ácido clorogênico, a fruta também possui alta propriedade antioxidante.

Rico em vitamina C e potássio, o abacaxi também ajuda na proteção do sistema imunológico (foto: Pinterest)

Rico em vitamina C e potássio, o abacaxi também ajuda na proteção do sistema imunológico (foto: Pinterest)

Abacaxi: além da vitamina C, o abacaxi também tem alto teor de potássio, que pode ajudar na no combate ao inchaço.

Melancia: contém licopeno, antioxidante relacionado com a prevenção de câncer de próstata. A fruto também tem ferro, magnésio, potássio, vitaminas A, B5 e B6 e muita água, ajudando na hidratação. As suas sementes devem ser consumidas por pessoas saudáveis, pois são fonte de triptofoano, aminoácido responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor que gera sensação de bem estar.

Melão: com grande quantidade de potássio, um mineral com ação diurética, e magnésio o melão é uma ótima opção para quem sofre de inchaços.

Manga: rica em vitamina A, a manga é presença obrigatória no cardápio de verão. Com grande quantidade de carotenoides, ela ajuda a manter o bronzeado em dia. Além disso, a fruta tem vitaminas do complexo B, que participam diretamente no metabolismo energético.

 

 

Crédito foto de capa: Pinterest

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