Adeus à cortina de plástico: deixe o banheiro mais elegante com um box de vidro

Adeus à cortina de plástico: deixe o banheiro mais elegante com um box de vidro

Parte importantíssima na composição do banheiro, o box deve trazer privacidade e conforto para quem planeja ter um momento particular sob o chuveiro. Por isso, antes de escolher entre os diversos modelos existentes, é preciso levar estes aspectos em consideração.

Quanto à matéria-prima, o engenheiro Nelson Tanaka, da Vidro & Cia, sugere o vidro como primeira opção sempre. Segundo ele, além de ter o aspecto visual mais bonito, o material é mais resistente e seguro. “Em caso de quedas, por exemplo, o acrílico pode se quebrar mais facilmente e ferir quem estiver no banho de maneira mais profunda”, alerta o especialista.

Mesmo quando o vidro é escolhido, é preciso estar atento a alguns detalhes. Tanaka adverte para que, neste processo, o material esteja dentro da categorização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com o engenheiro, atualmente os modelos temperado, laminado e aramado possuem esta certificação.

Três tipos, uma indicação

Mais seguro que os concorrentes, o vidro temperado é o mais indicado para boxes (foto: divulgação / Ideias Glass)

Mais seguro que os concorrentes, o vidro temperado é o mais indicado para boxes (foto: divulgação / Ideia Glass)

Dos três tipos, Tanaka destaca o temperado, que é o único autoportante, ou seja, pode ser fixo em diversos locais sem o auxílio de outros materiais. Por esta capacidade, ele ganha em resistência e visual dos demais. “Os outros dois precisam estar estruturados com perfis (metálicos ou não); assim, devido a essa facilidade e também à beleza é que se utiliza mais o vidro temperado em detrimento dos outros, que também são certificados”, completou.

Cinco vezes mais resistente que o tipo comum, o temperado também previne acidentes, já que, em casos de quebra, ele não se estilhaça. De acordo com José Miguel, presidente da Ideia Glass, o material deve ter ao menos 8 mm de diâmetro, uma vez que esta espessura é considerada a mais segura. “Para box, todo e qualquer vidro pode ser utilizado, desde que seja temperado, que possui película transparente para prender os cacos em caso de quebra, e que corresponda às normas de espessura, características que garantem maior resistência e segurança”, afirma o executivo.

Para quem gosta de customizações, o modelo é compatível com diversas cores e gradações. Hoje em dia, até mesmo impressos com padrões como o antílope (que lembra a textura dos pelos do animal), abstratos em relevo, com quadradinhos ou pontilhado são recursos bastante utilizados quem pretende deixar o box com própria cara.

Efeitos como o de serigrafia e espelho também são possíveis de serem aplicados na superfície temperada. Geralmente usados para quem pretende diminuir total ou parcialmente a visão de quem está do lado de fora, são usadas para manter a privacidade no cômodo.

Acessórios e novidades

Para quem precisa de privacidade, revestir o box com material espelhado é a alternativa mais acertada; Já para quem quer relaxar durante o banho, a instalação de um sistema de cromoterapia é uma boa pedida (foto: Ideias Glass)

Para quem precisa de privacidade, revestir o box com material espelhado é a alternativa mais acertada; Já para quem quer relaxar durante o banho, a instalação de um sistema de cromoterapia é uma boa pedida (foto: Ideia Glass)

Não é nenhum mistério que há tempos o ato de tomar banho deixou de ser uma obrigação higiênica para se tornar uma experiência. Chuveiros diferenciados, revestimentos feitos sob medida e sabonetes para cada tipo de pele já fazem parte da realidade de muita gente.

Com os boxes não poderia ser diferente. Funções como cromoterapia e abertura inteligente, além de acessórios diversos, têm feito exatamente isto: elevar a hora do banho para um patamar diferente.

Composta por LEDs coloridos que permeiam as bordas laterais do vidro, o sistema de cromoterapia promove o equilíbrio das sensações e estados emocionais. Neste caso, por exemplo, o azul relaxa e acalma, enquanto o laranja estimula a alegria e a coragem.

Assim como as portas tradicionais, de madeira, as feitas em vidro também já contam com variações pivotante e camarão. Compactos, estes modelo otimizam o espaço e permitem a instalação até mesmo em locais com aberturas bem estreitas.

As roldanas aparentes e o box de correr sem trilho são algumas das novidades do mercado (foto: divulgação / Vidros & Cia)

As roldanas aparentes e o box de correr sem trilho são algumas das novidades do mercado (foto: divulgação / Vidro & Cia)

Mesmo com estas inovações, o engenheiro destaca dois acessórios como grandes novidades no mercado: as roldanas aparentes e o box de correr sem trilho.

Feitas em aço ou inox, as roldanas seguem a tendência de manter itens estruturais aparentes como recurso de decoração, dando mais charme e personalidade ao banheiro. Entre outras funcionalidades, este recurso permite que os boxes possam ser projetados em formatos pouco convencionais, como o curvo.

Outra sensação do mercado é o box de correr sem trilho. O sistema, que é o oposto do anterior, utiliza o próprio vidro como base para que a roldana deslize na superfície fixa.

Instalação

Com o auxílio das roldanas aparentes, ficou muito mais fácil fazer projetos com formatos pouco convencionais (foto: divulgação /  Ideias Glass)

Com o auxílio das roldanas aparentes, ficou muito mais fácil fazer projetos com formatos pouco convencionais (foto: divulgação / Ideia Glass)

Na hora da instalação, não há segredos, pois independentemente do tamanho do seu banheiro, as empresas especializadas sempre terão um arquiteto responsável por encontrar uma solução adequada. “A não ser pelo pouco espaço disponível no banheiro, não há como não instalar um box. Sempre pode haver um projeto especial que se adeque ao local”, enfatizou Tanaka.

Um importante aliado neste quesito é o sistema de abertura inteligente, que modernizou as portas para ganhar espaço em qualquer tipo de cômodo. “Até mesmo em banheiros cujo acesso tenha menos de um metro de largura, é possível usar modelos dobráveis ou até de correr com três folhas, aumentando o vão de passagem”, completou.

Outro detalhe a ser levado em conta é a saída de ventilação, pois em alguns projetos o box é instalado do chão ao teto e, se não houver uma janela na área, o espaço pode se tornar uma verdadeira sauna.

Portas com aberturas dobráveis, são uma ótima opção para economizar espaço no cômodo (foto: divulgação Ideia Glass)

Portas com aberturas dobráveis, são uma ótima opção para economizar espaço no cômodo (foto: divulgação Ideia Glass)

O engenheiro alerta também para a necessidade de que o piso esteja seco no momento em que for instalado, para que o silicone tenha maior aderência com as peças. “Após a instalação, normalmente, nós solicitamos que o cliente aguarde 12 horas para utilizar o chuveiro, e no transcorrer da utilização, que sejam feitas limpezas periódicas com água e sabão neutro”, concluiu.

Já em relação ao preço, Tanaka é categórico em afirmar que, embora haja um padrão, o tipo do vidro e os recursos que estão embutidos nele podem mudar totalmente o valor final da instalação. “o preço médio de um box padrão de correr gira em torno de R$ 250,00 por metro quadrado, mas ele pode aumentar muito, pois há uma infinidade de modelos e recursos para deixar o banho mais agradável”, disse.

 

 

Crédito foto de capa: divulgação / Ideia Glass

Assuntos: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *