Dicas para começar uma obra

Dicas para começar uma obra

Todo mundo quer uma casa mais adaptada ao seu modo de vida e com o seu jeito, não é mesmo? Mas chegar lá requer esforço e muito planejamento prévio. A obra só é boa quando não faz a gente ultrapassar o orçamento nem levar um tempo maior do que o previsto. Fique atento a algumas dicas para mudar sua casa sem dor de cabeça:

 

 

1- Contrate um arquiteto

 

Apenas um profissional vai saber dizer se derrubar uma parede é seguro, se a varanda suporta um fechamento com vidro e muitos outros detalhes. Um arquiteto é capaz de planejar e acompanhar todo seu período de reforma informando você caso seja necessária a consulta de um engenheiro, por exemplo. Normalmente, gasta-se de 15% a 20% do valor da obra com esse serviço. Lembre-se de deixar as responsabilidades de cada um muito claras no contrato, principalmente na definição de quem vai contratar os fornecedores: você ou o próprio arquiteto, por exemplo.

 

1shutterstock_127979021

 

 

 

 

2- Faça um cronograma

 

Converse com o profissional e, juntos, elaborem um cronograma físico-financeiro da obra, detalhando o que será feito em cada semana e quanto será gasto. Isso é essencial para saber se você tem como bancar essa obra e se ela será executada de forma eficiente. Quanto mais detalhado for o projeto executivo, menos imprevistos para você.

 

 

2shutterstock_342979073

 

 

3- Estudos

 

O primeiro estudo deve ser feito por você. Pesquise sobre o histórico de obras de todos os fornecedores que for contratar, do arquiteto ao pedreiro. Antes de começar uma obra são necessários diversos estudos da área, principalmente em hidráulica, estrutura e elétrica.

Afinal, você será perguntado sobre essas informações. Se não tiver a planta original do apartamento, converse com o zelador. Dependendo do tamanho da reforma, isso pode levar mais de um mês. Inclua esse tempo no planejamento.

 

4shutterstock_508677196

 

 

4- Reforma do todo

 

A última dica é: não faça reformas em pedaços. Busque financiamentos se for o caso, mas

tente arrumar tudo de uma vez. Fazer uma reforma em etapas onera muito o processo e requer um trabalho de pesquisa constante, além de contratos novos. Se possível, guarde

dinheiro e faça sua obra só quando estiver preparado.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *