Dicas de brincadeiras para as crianças se divertirem nas férias sem sairem de casa!

Dicas de brincadeiras para as crianças se divertirem nas férias sem sairem de casa!

As férias ainda estão pela metade e você não sabe como tornar esse um momento divertido para as crianças sem sair de casa? Temos algumas dicas para você!

Sabemos que hoje em dia as crianças estão cada vez mais conectadas à tecnologia e antenadas em tudo que acontece no YouTube e no mundo dos games. Por outro lado, entendemos o quanto é saudável para a infância as brincadeiras tradicionais que foram se perdendo para essas novas gerações. Por isso, listamos aqui algumas dicas para ajudar os pais a incentivarem as crianças a brincarem em família e, claro, com outros crianças.

 

  1. Festa do pijama

Chame os amigos da escola, familiares ou vizinhos para uma festa do pijama. Assim, as crianças podem brincar durante o dia sem se preocupar com a hora de ir embora. Quando chegar o momento de dormir, faça uma sessão de cinema com pipoca e logo as crianças acalmarão os ânimos e estarão prontas para descansar e repor as energias para o dia seguinte.

 

  1. Brincadeiras tradicionais

Para quem mora em casa com quintal ou apartamento com espaços comuns de lazer, essas brincadeiras ajudam as crianças não só a se exercitarem, mas como a trabalharem a disciplina, concentração e até mesmo a inteligência.

Brincadeiras mais ativas e que trabalham a coordenação motora e todo o corpo da criança são também muito divertidas e ajudam a desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e as noções de liderança desde cedo. São brincadeiras com corda, bambolê, bola e também as velhas conhecidas esconde-esconde, pega-pega, queimada, amarelinha e rouba-bandeira.

Lembre-se também de incentivar as crianças a criarem suas próprias brincadeiras, com direito à regras e todos os passos necessários. Este é, inclusive, um grande estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de atividades em grupo.

 

  1. Argila, massinhas, giz de cera e a arte de colorir

Incentivar as crianças a trabalharem a imaginação com argila, massinha e desenhos pode entretê-las por diversas horas. Separe um lugar onde elas possam se sujar bastante e não fique de fora da brincadeira!

Desenhar e pintar pode ser também um grande estímulo à criatividade e ainda manter as crianças concentradas por bastante tempo.

 

  1. Cozinhando em família

Com o sucesso do programa de Tv Masterchef Kids, as crianças estão cada vez mais interessadas na cozinha. E as férias são um bom momento para incentivá-las e tornar o preparo de algum lanche que elas gostam em uma grande brincadeira em família. Chame os amigos e primos, escolha alguma comidinha que chame atenção deles e supervisione todos os passos. Lanches fáceis e que as crianças costumam gostar bastante são os pães e os famosos cookies. Deixe eles brincando com as massas, criando formatos diferentes e se sujando de verdade, e quando as massas estiverem prontas é só colocar no forno. Depois de prontos, peça ajuda das crianças para montar um piquenique no quintal ou até mesmo dentro de casa, com direito a sucos e outros docinhos. A diversão está feita!

 

  1. Cabana

Simular um acampamento dentro sala de casa não é das mais novas brincadeiras. Ainda assim continua sendo uma grande diversão para qualquer criança. Na montagem da cabana as crianças podem ficar livres para usarem almofadas, colchões, travesseiros e lençóis, o importante é criarem conforme suas imaginações desejam. Antes de dormir, os adultos podem contar histórias e também incentivar as crianças a fazerem o mesmo.

 

As opções de brincadeiras são infinitas, ainda mais quando se diz respeito à imaginação das crianças. Porém, mais do que qualquer uma dessas dicas, a mais importante é nunca parar de incentivar as crianças de fazerem aquilo que gostam, seja em brincadeiras ou não. Brincar é um grande estímulo a diversas habilidades que as crianças já possuem e que só precisam de um empurrãozinho para estarem sempre praticando.

Nesse post oferecemos ideias do que fazer com as crianças nas férias, sem sair de casa. Fiquem ligados no próximo post que nele daremos dicas de passeios para as férias das crianças. Tem para todos os gostos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *