Desvendando o quarto das meninas: do estilo romântico ao descolado

Desvendando o quarto das meninas: do estilo romântico ao descolado

Dentre todos os cômodos da casa, o quarto é o que mais reflete a personalidade de seu morador. E isso vale para as crianças também. Se para os meninos, heróis e temas esportivos são as apostas mais bem sucedidas, os ambientes pensados para garotas as inspiram a se tornarem verdadeiras princesas em seu refúgio.

Mini personalidade

Para a arquiteta Janaina Naves, antes mesmo de começar a montar um quarto para uma menina é importante saber quais são as suas referências. “O primeiro passo para se projetar o quarto da menina é realização de um briefing, uma conversa com a garota a respeito de seus gostos pessoais, seus hobbies, seu estilo de vida, os aparelhos eletrônicos existentes, se tem a necessidade de um espaço para estudo, ou seja, todas as suas demandas”.

Antes de começar a montar a decoração do quarto, é importante saber quais são as preferências da moradora. Foto: Divulgação /

Antes de começar a montar a decoração do quarto, é importante saber quais são as preferências da moradora. Foto: Divulgação / Janaina Naves e Patricia Nassif

Rosa, a cor das meninas?

Assim como o azul está para os meninos, o rosa continua sendo a cor oficial da feminilidade, pelo menos para as crianças, mesmo com algumas exceções. “O rosa é uma cor que as garotas gostam muito, e é uma tendência. Mas existem muitas meninas que dão preferência a outras”, ressaltou a arquiteta.

quartos_meninas_esconderijos

Meu mundo cor de rosa: com cortinas é possível criar refúgios criativos para as pequenas. Fotos: Pinterest

Para ela, a cor rosa é usada tanto para o conceito de um quarto romântico como para um quarto de uma garota “descolada”. ”Depende também das outras cores e acessórios usados na decoração”, completou.

quarto_meninas_decoracao

O pink em versão princesa moderna na decoração infantil. Fotos: Pinterest

Além das paredes, Janaina chama a atenção também aos móveis, que ultimamente têm ganho um tipo de pintura especial, com elementos automotivos, conhecida como laqueada.

quarto_meninas_ideias

Toque vintage nos enfeites do quarto: do papel de parede ao móvel laqueado. Fotos: Pinterest

Cuidados com os pré-adolescentes

Diferentemente das crianças menores, que adoram ter um “quarto de princesa”, as jovens adolescentes buscam um desprendimento deste rótulo, que deve ser bem observado quando for se pensar em projetar uma nova versão para o seu quarto. “É preciso sim ter um cuidado mais especial para projetar seu quarto, pois ali será seu refúgio, o espaço onde eles ficam a maior parte do tempo sem intervenções ou incômodos dos adultos”, disse a arquiteta.

quarto_meninas_teen

Romantismo teen: o rosa continua presente, mas a decoração fica mais cool e com personalidade. Fotos: Pinterest

Para a Janaína, encontrar a personalidade e os gostos da jovem é essencial para que ela se sinta bem no quarto. “Vale a pena identificar se ela gosta de música,  jogos, maquiagem ou esportes e colocar um pouco da sua identidade neste ambiente”, completou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *