Criar gatos em apartamento requer cuidados especiais

Criar gatos em apartamento requer cuidados especiais

Os felinos são conhecidos como animais de estimação independentes e mais tranquilos que os cães. Mas não se engane, como qualquer pet, também demandam atenção e algumas transformações no lar para deixá-los à vontade e a casa segura.

Lazer confiável

Manter seu bichinho entretido e estimulado é um dos pontos providenciais para fazê-lo ficar calmo e amável. Há alguns artifícios fáceis que podem tornar o apartamento um verdadeiro playground. O socializador e educador de animais Thiago Sanchez começa o bate-papo sobre o tema com dica simples: “Gatos adoram lugares altos. Proporcionar essa diversão evita que façam muitas travessuras. Aliar prateleiras, passarelas e algumas escadinhas para eles, deixará o ambiente agradável para os felinos e para os donos”.  Além desta brincadeira, providenciar um espaço só dele com atividades e arranhadores de cisal é importante. “Pendurar  brinquedos na parede para fazer o gato simular uma caça é muito legal, o que sempre cansa bastante o peludo”, complementa Sanchez.

No quesito segurança, o primeiro tique deve ser: proteção das varandas e janelas. Colocar a mesma tela usada para a segurança das crianças é fundamental para evitar quedas, já que é normal vê-los tomando seus banhos de sol e apreciando a vista no aparador.

Estendendo os cuidados à saúde do bichano, o piso do apartamento desperta o sinal de alerta e os donos dos animais devem evitar o chão liso. O especialista Thiago chama atenção: “Pisos escorregadios são inimigos dos gatos, pois podem desenvolver problemas de articulação com as constantes quedas e desequilíbrio ao andar”. Para sanar o problema, ter tapetes ou optar por madeira de demolição ou outros revestimentos rústicos nas áreas em que ele circula é de grande ajuda.

gatos-apartamento1

Ordem garantida

Vale pensar em criar novo entretenimento e atração no lar para cada problema que possa enfrentar com o felino. Mudar o foco e tirar o animal do tédio remediam até os maiores estresses do relacionamento.

Para manter as plantas da varanda saudáveis e a horta intacta, a dica é adquirir graminhas especiais para gatos em petshops. Já conhece?  A espécie encontrada em lojas para animais auxilia na digestão e funcionamento do organismo do peludo, que adora o petisco e deixará sua salsinha a salvo.

O próximo item fundamental é integrar capas para sofá ou mantas à decoração da sala de tevê. Gastar as unhas é o hobby favorito do pet e mesmo com arranhadores a postos, seus móveis não estarão livres das unhadas. Thiago complementa com mais uma dica: “Gatos gostam de se esconder, manter locais que eles possam ficar quietinhos no escuro é ótimo para manter os felinos entretidos”.  Para o esconderijo ser bacana para dono e bicho, deixar cobertores sobre a cama ou poltronas também é boa saída.

Imagens: M de Mulher, Maxizoo

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *