Como realizar a vistoria do seu imóvel

Como realizar a vistoria do seu imóvel

Como é boa a sensação de receber as chaves de um novo imóvel, seja ele próprio ou alugado. A expectativa da mudança e os preparativos nos deixam envolvidos e muitas vezes deixamos de lado algo muito importante que é a vistoria do imóvel antes de assinar os papéis e pegar as chaves de fato!

No caso de compra de um imóvel da planta a vistoria é realizada junto ao engenheiro da obra que fará com você a verificação de alguns itens como vazão da água, pontos de energia, torneiras, esquadrias, azulejos, etc. As chaves só devem ser entregues após sua assinatura de que não há reparos a serem feitos, e caso observe alguma ocorrência a construtora é responsável por consertar e realizar uma nova vistoria junto ao comprador.

Já quando você está alugando ou comprando imóvel de outra pessoa, muitas vezes essa vistoria é feita com o corretor da imobiliária ou engenheiro. Mas, assim como no caso do imóvel na planta, você deve checar todos os itens para que não tenha problemas futuros, principalmente no caso do aluguel.

Então separamos algumas dicas para que você fique mais atento na hora da vistoria e evite futuras dores de cabeça:

1- Teste todos os pontos de tomada.

2- Jogue um baldinho de água em todas as áreas molhadas, como banheiros, cozinha, varanda, etc. e observe se a água corre para o ralo.

3- Teste as janelas ao abrir e fechar e veja se todas estão em perfeito estado, inclusive se não ficam batendo com vento.

4- Confira se o quadro de energia está devidamente identificado e funcionando corretamente.

5- Verifique se os ralos do chão e pias estão escoando água ou entupidos.

6- Faça o teste da água nas pias para verificar se estão retas ou se acumula água em algum canto.

7- Acione a descarga e verifique se há algum vazamento.

8- Faça o teste do silêncio para verificar se há algum piso oco ou trincado.

9- Veja se interfone funciona corretamente.

10- Cheque se as maçanetas das portas estão funcionando corretamente e se a porta fecha em perfeito estado sem que fique batendo.

Após verificar todos esses itens, você poderá assinar o papel e receber as chaves e ai sim aproveitar cada detalhe da mudança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *