Como manter os seus sapatos organizados e limpos

Como manter os seus sapatos organizados e limpos

Ter uma infinidade de sapatos é o sonho da maioria das mulheres, mas ter os pares em desordem e espalhados pelo lar é pesadelo até para os homens.

Se está em busca de uma nova organização para seus calçados, é importante se atentar a algumas dicas sempre ressaltadas por especialistas em manutenção do couro e boa higiene dos armários. No topo das sugestões para início de arrumação está a limpeza de tudo ao ser armazenado. Evitar sujeira e maus odores faz com que o bolor nem se inicie e a proliferação de cheiros também. Depois dos pares bem limpos, a nova ordem já pode começar.

Forma de guardar

Caso não apresente um armário especial para calçados, a dica é criar grandes gavetas sob a cama com trilhos para correr ou organizar caixas e cestos em prateleiras. Nas gavetas, é interessante organizar os pares por cor e estilos, facilita a busca. Agora se a opção são as caixas, uma dica imprescíndivel é deixar um vão aberto para um respiro. Deixar os calçados abafados sem circulação de ar permite a criação de mofo e bolor. Para as cestas, são legais sandálias rasteiras e sandálias de praia, estarão sempre a mãos e não têm problema de deformarem.

Sapatos conservados

Pares em couro que ficam muito tempo guardados e sem uso costumam ter a superfície rachada ou ressecada. Para eliminar essa aparência, óleos essenciais para o corpo são bons amaciantes. Passe uma quantidade pequena com um pano de algodão, o resultado é imediato. Já para neutralizar odores e evitar o incômodo ao usar, deixe meias antigas com serragem larga de madeira dentro de cada um. O material absorve a umidade do sapato.

Sem perdas

Se o espaço para os calçados não for grande, evite fazer fileiras sobrepondo um atrás dos outros. É melhor acomodar um sobre o outro alternando o par, assim ficaram sempre fácil de serem encontrados. A divisão por cor também facilita a busca. Além disto, caso tenha uma ajudante na casa que também vá guardar seus pares, esta forma ajuda a preservar a arrumação.

Tudo que permanece em ordem apresenta estado novo por mais tempo.

Imagem: El Mueble

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *