Como evitar o acúmulo de mofo e poeira pela casa

Como evitar o acúmulo de mofo e poeira pela casa

Poeira, mofo e ácaros são os maiores causadores de alergias e problemas respiratórios!

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, 35% da população brasileira possui algum tipo de alergia respiratória, entre elas: rinites, bronquites, sinusites e faringites. O inverno é a época em que aumenta o número dessas doenças respiratórias, por causa dos ambientes fechados e o clima seco e frio. As formas de tratamento são as vacinas e os remédios, mas é essencial manter a limpeza dentro de casa para que não se acumule mofo e poeira, gerando as crises de alergia.

 

As causas

O mofo surge de infiltrações causadas pela falta de impermeabilização ou por impermeabilização mal feita, mas pode ser também algum pequeno e contínuo vazamento que existe há muito tempo e gera bolor e mofo nas paredes, piso e teto. Também há a possibilidade de existir má ventilação e iluminação ou os próprios moradores podem não ter o hábito de abrir as janelas e cortinas para que a luz entre e o ambiente seja arejado naturalmente.

Já em relação a poeira, existem alguns itens domésticos que aumentam seu acúmulo, como tapetes, cortinas, almofadas, travesseiros, estofados em geral, livros, revistas, brinquedos de pelúcia, enfeites e quadros. Outros fatores que podem aumentar a poeira são os cantos de móveis que, por serem muito difíceis de limpar, acabam acumulando mais poeira ainda. Além da poeira e do mofo, outras fontes de alergias são os ácaros, baratas, fumaça de cigarro, poluentes, cheiro de tinta e fungos. A presença de animais dentro de casa, como cães e gatos, também pode piorar a situação.

 

Prevenção

A principal prevenção para reduzir a exposição a esses tipos de alérgenos é sempre deixar os ambientes limpos, bem ventilados e em contato com o sol, o que também é importante para manter longe os poluentes, vírus e bactérias. Além disso, é essencial evitar o uso de tapetes e cortinas, que podem ser substituídas por persianas, quando há pessoas alérgicas na casa. Mas vale lembrar que hoje existem materiais no mercado que são antialérgicos, como os tapetes e tecidos. São materiais sintéticos, mas com a mesma textura dos naturais. Eles permitem que a decoração fique mais próxima do que o morador deseja, mas sem o medo de a alergia atacar. Evite também fumar dentro de casa e usar estofados cobertos com tecido.

 

Separamos a seguir algumas dicas para você evitar o acúmulo de ácaros, poeira e mofo dentro de sua casa:

  • Troque os travesseiros de pena ou de pluma, eles são ricos em queratina que é o alimento preferido dos ácaros;
  • Troque produtos químicos de odor intenso por detergentes biodegradáveis ou álcool;
  • Elimine os amaciantes de roupa e sabão em pó comum, substitua-os pelo sabão de coco líquido, em pó ou em barra;
  • Evite o uso de vassouras, prefira o aspirador de pó e panos úmidos;
  • Evite acumular jornais e revistas;
  • Elimine carpetes, tapetes e bichos de pelúcia.
  • Deixe os cômodos bem arejados e em contato com o sol;
  • Evite tintas, ceras, removedores e produtos químicos de odores fortes;
  • Evite ao máximo fumar dentro de casa;
  • Substitua as cortinas de pano por persianas;

 

Manter a casa sempre arejada com certeza é a melhor opção para evitar as alergias e os problemas respiratórios. Ambientes sem janela e pouca ou nenhuma exposição ao sol, costumam ter grande tendência a acumularem mofo. Já vivemos em uma cidade extremamente poluída, em que grande parte da população sofre com problemas respiratórios, portanto, se atentar a todos esses aspectos é essencial para manter uma saúde de qualidade e um lar com mais conforto e bem- estar.

Esperamos ter ajudado com essas dicas e caso saiba de alguma que tenha ficado de fora, comente com a gente ;)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *