As cores que ditam tendência na paleta de 2014

As cores que ditam tendência na paleta de 2014

Há mais coisas do que você imagina entre uma paleta de cores de tintas e a composição de tendências para que elas emoldurem a sua casa em 2014. Na realidade, esse segmento profissional não para e mantém profissionais cuja responsabilidade é estudar cuidadosamente diversas questões, desde pesquisas comportamentais até estéticas, ambas relacionadas ao ambiente cultural de determinado país (ou países).

A partir daí, as “players” desse mercado apresentam, ano a ano, quais serão os rumos fundamentais do universo de tons que vão guiar a distribuição de cores pelos cômodos e pelos ambientes na casa. Em 2014, não será diferente – coletamos algumas novidades que vêm por aí.

A Tintas Coral aposta em uma variação de azul com verde, denominada Lagoa Particular, como protagonista para este ano. “Essa tonalidade funciona bem com diferentes combinações de cor; a  flexibilidade desse tom permite que ele seja usado em todos os ambientes da casa, ou seja, desde a parede principal até os pequenos detalhes”, disse Renato Panzuto, gerente de marketing e de ativação da marca.

Buscando um equilíbrio entre o azul e o verde, a tonalidade Lagoa Particular é o carro-chefe da Coral em 2014 (foto: divulgação)

A tonalidade Lagoa Particular, equilibrada entre o azul e o verde, é o carro-chefe da Coral em 2014 (foto: divulgação)

Obtida por meio do estudo global denominado Colour Futures, essa cor conceitual vem na união harmônica do verde com o azul — o que amplia a gama de possibilidades em combinações, como verde-menta, esmeralda e nuances amadeiradas.

Outros pontos de tendência deste ano na Coral são as paletas Revolução Silenciosa – que tem como principais cores Gelo Sombreado, Branco Cru, Prata Fina, Pelicano; Prova Substancial, com Vinho Clássico, Segredo Negro, Bege Cevada, Medição; Étnico Urbano, com Vermelho França, Delícia de Café, Amadeirado, Vermelho Marrocos; e Jardim Secreto, com Musgo Roxo, Gelo Antártico, Azul Lunar e Romance.

Cores têm voz?

Baseada em tons vibrantes, de amarelo, azul e verde, a paleta Plural vem com o objetivo de criar uma convivência harmoniosa entre cores potentes (fotos: divulgação)

A paleta Plural vem baseada em tons vibrantes e com o objetivo de criar uma convivência harmoniosa entre cores potentes (fotos: divulgação)

Cores, que nada mais são do que a aparência dos corpos ao refletirem ou absorverem a luz, podem ter um conceito audível? A Suvinil, uma das principais concorrentes da Tintas Coral, acredita que sim. A ideia não é direcionar a tendência do ano a partir de uma cor, mas sim de um conceito, chamado pela empresa de VOZ. De acordo com a marca, esta linha foi concebida para exprimir uma sintonia entre as cores e a vida das pessoas.

São  três temas fundamentais: Pulsante, Elementar e Plural. A partir desse tripé, a marca usa 33 tons diferentes para compor seu atual portfólio. “As paletas de cada um dos temas inspiram a transformação de lugares simples em ambientes que traduzam a personalidade e o momento da vida do consumidor”, afirmou Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil.

Ela diz que estas tonalidades permeiam as situações do dia a dia, refletem intenções, descrevem personalidades, retratam momentos e reforçam o estilo de cada casa. “Em 2014, as cores ganham timbre, tom e intensidade e se tornam a continuação da voz das pessoas nos diferentes ambientes”, declarou.

Já a paleta Pulsante destina-se a instigar sentimentos ligados à ousadia e liberdade. Tons mais fechados, densos, mesclam-se com variações mais vibrantes de violeta, reproduzindo este efeito contestador (foto: divulgação)

Já a paleta Pulsante quer instigar sentimentos ligados à ousadia e à liberdade. Tons mais fechados, densos, se mesclam com variações mais vibrantes de violeta, a fim de criar um efeito contestador (foto: divulgação)

No tema Pulsante, a proposta é incitar dois eixos fundamentais: a mudança e a liberdade. Dessa paleta, fazem parte as cores Inox, Groselha, Xarope de Menta, Gengibre, Pau-Brasil, Néctar de Uva, Maçã do Amor, Gerbérea Rosa, Violeta Africana, Jardim de Azaleias, Felicidade, Bumba Meu Boi, Drinque Refrescante, Uva Carménère, Azul Infinito, Voo Livre e Escuridão.

É a união entre simplicidade e naturalidade que rege os espaços propostos pelo tema Elementar, cuja ideia, segundo a Suvinil, é voltada a um movimento de resgate da simplicidade cotidiana. Cores como Pavê Gelado, Drinque Refrescante, Barrica de Carvalho, Gergelim, Capoeira, Marrom Glacê, Voo Livre, Chuva de Prata, Gengibre, Doce de Damasco, Néctar de Uva, Dia da Noiva e Uva Malbec compõem esta paleta.

A trinca se fecha com o tema Plural, cuja proposta é o fortalecimento da identidade pessoal e do local onde o indivíduo habita. Os tons Araucária, Quartzo Azul, Ouro Amarelo, Pistache, Curaçau Blue, Inox, Gengibre, Pau-Brasil, Voo Livre, Arara Azul e Quindim vêm reforçar esse conceito.

Sobriedade na cor do ano

Definida como a cor de 2014 pela Sherwin-Williams, a Exclusive Plum mescla tons de roxo com cinza, criando uma nova tonalidade elegante e sóbria (foto: divulgação)

A Exclusive Plum, cor do ano segundo a Sherwin-Williams, mescla tons sóbrios de roxo com cinza (foto: divulgação)

Outra fabricante de tintas que investe em tendências autorais neste ano é a Sherwin-Williams, que inspirou o estudo de tons anual Colormix nos diferentes elementos e culturas do mundo. Aspectos do mundo atual, como moda, eletrônicos, mídias sociais, inovações em novos produtos, além da retomada do foco em cultura e tradição foram alguns dos critérios usados na elaboração da linha.

A seleção de tons da empresa é composta por quatro categorias: Fundamentado (tons quentes e frios de cinza, incluindo branco brilhante e preto profundo); Diáfano (bege puro e tons que remetem a cosméticos e pérolas); Curiosidade (cores cuja tonalidade é mais densa e profunda) e Intrínseco (baseada na preservação de tradições culturais e de artesanato mediante à recuperação de técnicas de nossos ancestrais).

Dentro dessa seleção, o principal destaque é a Exclusive Plum, considerada a cor do ano de 2014 pela empresa.

Orquídea radiante

Descrita como cativante e alegre, a cor será tendência em diversos segmentos (foto: divulgação)

Fabricante diz que cor será tendência em diversos segmentos (foto: divulgação)

Na esteira das grandes marcas do mundo das tintas, a multinacional Pantone  também apresentou um tom conceitual para este ano. Denominada Radiant Orchid, a cor é uma variação entre roxo e lilás e, segundo informa a marca, estará presente em desfiles, no segmento de beleza e até na indústria moveleira.

Modo de usar

Para quem prefere cores claras, as variações de Revolução Silenciosa, da Coral, podem ser ideais (foto: divulgação)

Para quem prefere cores claras, as variações de Revolução Silenciosa, da Coral, são opções (foto: divulgação)

A variedade de tendências em cores é grande e pode causar uma série de dúvidas no consumidor quanto ao que usar – e, sobretudo, como usar tantas paletas distintas. Renato Panzuto, das Tintas Coral, afirma que é possível variar nos tons da casa, desde que de maneira harmônica, respeitando as “regras” do bom senso e sendo cauteloso em misturar tons não muito familiares.

Já Ana Kreutzer, da Suvinil, dá uma dica importante para quem pretende arriscar um pouco mais. “Para combinar diferentes cores de forma harmônica em um mesmo ambiente, uma dica é selecionar cores que apresentem o mesmo grau de luminosidade, ou seja, intensidade de luz”, disse a designer.

Agora, se você prefere não correr riscos, o melhor caminho é optar pela ajuda de um profissional da área. Mas, claro, não custa nada saber um pouco mais sobre as tendências da decoração antes de iniciar o seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *