Aprenda a deixar a lancheira das crianças mais divertida e saudável

Aprenda a deixar a lancheira das crianças mais divertida e saudável

Ao preparar o lanche da escola, todo pai ou mãe tem de enfrentar uma dura batalha pelo paladar dos pequenos. Isto por que, na hora do recreio, os alimentos caseiros disputam a preferência dos garotos com refrigerantes, salgadinhos e doces, muitas vezes mais saborosos e convidativos que os legumes, frutas e verduras escolhidos pelos pais.

Para vencer essa guerra, há quem invista tempo e criatividade na preparação de merendas com aspecto mais “divertido”, transformando-as em pequenas obras de arte com temas infantis – de super heróis a animais da fazenda. Se você está em busca de inspiração, saiba que alguns destes pais têm divulgado suas proezas na internet, em sites como WendoloniaLunchbox Awesome, Funky Lunch e My BentoLicious.

 

Foto: Wendy Copley / Creative Commons

Quanto maior a variedade de alimentos, mais cores a lancheira ganha. Fotos: Wendy Copley / Creative Commons

Desenhando o lanche perfeito

Recorrendo a tutoriais de sites especializados, encontramos algumas dicas valiosas. Por exemplo, os pães, bolos e bolachas integrais sempre compõem a forma dos personagens ou servem como base para o rosto. Já as frutas assumem os detalhes da face, como olhos, narizes e bocas, enquanto gomas de gelatinas (sem açúcar) podem ajudar a compor o prato. Itens como aparadores metálicos de massa, forminhas e cortadores de biscoitos podem ajudar na hora de desenhar formatos. Procure formas de bichos, corações, estrelas ou temas como natal, páscoa ou halloween para garantir a diversão.

Com forminhas de cortar biscoitos é possível modelar sanduíches e frutas divertidas. Fotos: Pinterest

Com forminhas de cortar biscoitos é possível modelar sanduíches, bolos e frutas divertidas. Fotos: Pinterest

 

Equilibrando vitaminas

Antes de escolher o que vai ser a orelha ou a sobrancelha do personagem da lancheira, é preciso ter em mente quais alimentos são mais saudáveis para o seu pequeno, afinal, esta é a razão principal para decorar a lancheira dele todos os dias. Para a nutricionista Caroline Cunha, há alimentos que são imprescindíveis para esta fase da vida e que não podem faltar na merenda. “A composição ideal da lancheira deve conter carboidratos integrais (pães, biscoitos e bolos integrais), proteínas magras como queijo branco light e queijo cottage, uma fruta ou suco de frutas. As gorduras boas também entram, como as oleaginosas (castanha de caju sem sal e torrada, castanha do Pará),” disse ela.

Fáceis de fazer, rostinhos são sempre uma boa surpresa na hora do lanche. Foto: Wendy Copley / Creative Commons

Fáceis de fazer, rostinhos são sempre uma boa surpresa na hora do lanche. Foto: Wendy Copley / Creative Commons

Caroline ainda aconselha a eliminação ou diminuição drástica de alimentos com aditivos químicos do cardápio infantil.  De acordo com ela, o consumo deste tipo de produto costuma estar ligado a males como rinite alérgica, sinusite, constipação, cólicas, dores de cabeça e alergias de pele. “Uma alimentação equilibrada desde a infância irá fornecer nutrientes responsáveis pelo crescimento da criança, formação óssea, dentição, músculo e fortalecimento do sistema imunológico e claro não podemos esquecer que é nesta fase que os hábitos alimentares são formados, o que garante uma vida adulta saudável”, concluiu.

Foto de capa: Wendy Copley/ Creative Commons

Assuntos: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *