Aplicativos que dão uma mão na hora de planejar a obra, reforma ou decoração

Aplicativos que dão uma mão na hora de planejar a obra, reforma ou decoração

Nada de lápis, papel ou trena. Esqueça-se também dos velhos catálogos de tintas e revestimentos que costumam acabar com a paz de quem pretende fazer uma reforma em casa. Somente com um tablet ou um smartphone potente já é possível reunir estas e outras funções que podem facilitar as coisas nos momentos mais críticos da obra.

Desde o planejamento do projeto já é possível contar com a ajuda destas ferramentas digitais, que com apenas um clique podem fazer cálculos luminotécnicos com precisão, testar como os móveis ficariam em um espaço vazio, encontrar lojas de departamentos ou de decoração e até mesmo preparar o feng shui do apartamento novo.

Muitos destes programas são criados justamente pelas empresas que provém estes serviços, como marcas de tintas e lojas de móveis. O objetivo destas ações é aproximar este potencial consumidor da marca.

Que haja a luz

Para auxiliar seus clientes, a Philips lançou uma coleção com diversos  aplicativos para facilitar a obra (foto: Philips / Divulgação)

Para auxiliar seus clientes, a Philips lançou uma coleção com diversos aplicativos  (foto: Philips / Divulgação)

Um grande exemplo para ilustrar esta nova relação é o Philips Lighting Apps, um conjunto de softwares gratuitos desenvolvidos pela tradicional fabricante de eletrônicos especialmente para seus consumidores.

Aplicativos que fazem parte do pacote, como o LED Lamp Finder, o LED’s Switch e o HUE – Consumer lighting possibilitam escolher a lâmpada ideal para cada ambiente, sua distribuição no apartamento e também como economizar energia através de cálculos precisos.

Outros produtos desenvolvidos pela marca, como o Lightning Reality e o Indalwin, são voltados aos profissionais da arquitetura, auxiliando-os na montagem de um projeto de iluminação sofisticado.

Casa colorida

Além de decorar qualquer cômodo, o , da Coral, ainda dá a chance de extrair cores do ambiente (foto: Coral / Divulgação)

Além de decorar qualquer cômodo, o Coral Studio ainda dá a chance de extrair cores do ambiente (foto: Coral / Divulgação)

Além da Philips, as fabricantes de tinta também parecem ter entrado de cabeça neste segmento. As três principais empresas do ramo, Coral, Sherwin Willians e Suvinil, já possuem suas versões originais de aplicativos de pré-visualização de cores pelo smartphone ou tablet.

Tanto no Coral Studio, quanto no Suvinil Cores e no Color Snap, é possível aplicar as cores de tinta escolhidas sobre diversas fotos de ambientes. Caso não saiba exatamente qual é o tom desejado, os programas também permitem identificar cores em um objeto, como uma roupa, e encontrar seu similar dentro do catálogo da empresa.

Medidas e aprumo

Simples e prático, o iHand aposenta de vez o nível de madeira (foto: iHand / Divulgação)

Simples e prático, o iHand aposenta de vez o nível de madeira (foto: Reprodução)

Além das grandes marcas, as empresas independentes, especializadas somente no desenvolvimento de aplicativos, também estão de olho neste mercado. Com soluções voltadas para quase todas as áreas da decoração, elas se destacam pela diversidade de opções que oferecem.

Para quem não aguenta mais usar lápis, papel e a fita métrica para medir móveis na hora da instalação, por exemplo, baixar a versão mais recente do Photo Measures pode ser um facilitador e tanto. Basta tirar uma foto do ambiente, adicionar as medidas no próprio programa e pronto. Nada de anotar ou riscar paredes para saber onde colocar cada objeto.

Já o Autoclosets Móbile permite aos mais criativos desenhar seu próprio closet. O armário pode ter até seis divisões, cada uma delas com prateleiras, gavetas e revestimentos desejados.

Outro programa versátil é o iHand Level, que imita as funções da velha ferramenta de nivelamento. Fácil de usar, o programa requer somente uma calibração prévia, em superfície totalmente plana, para então poder realizar as medições.

Revestimentos

Para não ficar na dúvida sobre qual tipo de piso escolher, o I.D. Wood dispõe de 160 tipos de madeiras para decoração (foto: divulgação / I.D. Wood)

Para não ficar na dúvida sobre qual tipo de piso escolher, o I.D. Wood dispõe de 160 tipos de madeiras para decoração (foto: divulgação / I.D. Wood)

Quem não quer perder tempo e dinheiro ou tem dificuldade em calcular gastos de carpetes e pisos em sua obra, o programa Carpet & Floors Calculator pode ajudar. Com algumas informações básicas, o aplicativo é capaz de apresentar a demanda aproximada de materiais necessários, deixando o orçamento pronto.

Para aficionados por pisos de madeira, o I.D. Wood tem tudo o que se pode desejar. Em seu menu há informações sobre 160 tipos de madeira, com dados importantes sobre durabilidade e qual é a melhor maneira de usar cada opção.

Ideias e design

Até mesmo as técnicas milenares do Feng shui ficam ao alcance dos dedos com estes aplicativos (foto: Divulgação)

Até mesmo as técnicas milenares do Feng shui ficam ao alcance dos dedos com estes aplicativos (foto: Divulgação / Feng Shui Bagua Map)

E se, ao invés de reformar, você queira somente mudar os ares de um cômodo da casa, há aplicativos que podem te ajudar. O iDesign Wall Stickers, por exemplo, consegue simular adesivos de parede no seu ambiente. Com diversos modelos disponíveis em seu arquivo, o programa poupa o aspirante a decorador de fazer uma compra errada.

Achou legal? Imagine então “experimentar” os móveis antes de compra-los? Sim, é isto mesmo que promete um novo aplicativo, o IKEA catalog 2014, ferramenta desenvolvida pela loja de móveis sueca. Usando preceitos de realidade aumentada, o usuário consegue visualizar – através do smartphone ou tablete – a estante ou a mesa que sempre quis ter em casa. Para fazer isto, basta posicionar o catálogo da marca no local onde você quer que o móvel fique. Depois, basta mirar o smartphone ou tablet para lá e visualizá-lo.

As opções de softwares são tantas, que até se você estiver precisando atrair boas energias, seus aparelhos eletrônicos podem ajudar. Usando o Feng Shui Bagua Map, é possível entender e aplicar parte da técnica milenar chinesa para melhorar a energia dos ambientes.

 

 

 

Foto de capa: divulgação / IKEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *