Aplicativos para chamar táxis: chega de ficar na rua

Aplicativos para chamar táxis: chega de ficar na rua

Ficar parado na rua, desprotegido, à espera de um táxi no meio da madrugada é a parte mais chata de qualquer passeio noturno. Mesmo telefonando, os motoristas costumam demorar bastante para chegar, isso se não desistirem no meio do caminho para pegar outro passageiro.

Mas há algum tempo, uma solução prática e segura para este problema da vida moderna já está mudando a rotina de muita gente: os aplicativos especializados em chamar taxistas. Por meio deles, o usuário pode selecionar um carro que está próximo ou escolhê-lo com base em qualificações e resenhas.

Em pouco mais de um ano de existência, aplicativos como o Easy Taxi conquistaram os brasileiros - Foto: divulgação

Em pouco mais de um ano de existência, aplicativos como o Easy Taxi conquistaram os brasileiros – Foto: divulgação

A ideia deste tipo de app surgiu há pouco mais de dois anos, no exterior – os pioneiros foram o GetTaxi, de Israel, e o myTaxi, da Alemanha –, e logo foi incorporado às necessidades do consumidor brasileiro. Uma das start ups que vem se destacando no segmento é  a 99 Taxis. “No ano passado, o Ariel (Lambrecht , um dos co-fundadores da empresa), viajou pela Europa e percebeu esta tendência muito forte na Alemanha e na Inglaterra. Vimos que este modelo seria excelente para o Brasil e então decidimos começar uma versão do zero por aqui,” disse Paulo Veras, CEO da empresa.

Além da empreitada de Veras, pelo menos dez outras versões da ferramenta surgiram no último ano. As maiores capitais do país, São Paulo e Rio de Janeiro, estão em primeiro lugar nas áreas cobertas pela tecnologia. “[em pouco tempo de existência] chegamos a mais de 10 mil taxistas e 400 mil passageiros sem investir nada em marketing, foi 100% no boca-a-boca. Fazemos mais de 10 mil corridas por dia com muito sucesso”, completou o executivo.

Embora esteja concentrada no sudeste em sua maioria, a demanda por este tipo de aplicativo começou a se expandir para outras capitais do Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Como funcionam

Funcional, simples e útil, o serviço só ganhou as ruas por conta da adesão de taxistas. E a maioria deles gostou muito da ideia de conseguir uma corrida com mais facilidade.

Com avaliações detalhadas dos motoristas, os aplicativos garantem a segurança do passageiro. O Resolve Aí e o TaxiBeat disponibilizam estas informações para o usuário - Foto: divulgação

Com avaliações detalhadas dos motoristas, os aplicativos garantem a segurança do passageiro. O Resolve Aí e o TaxiBeat disponibilizam estas informações para o usuário – Foto: divulgação

Munidos de smartphones com acesso à internet e do aplicativo de determinada empresa, os motoristas passam a ter sua posição atual revelada aos usuários do programa. “Quando um passageiro quer um táxi, usamos o GPS do seu telefone via aplicativo, verificamos o endereço, e encontramos os táxis mais próximos para oferecer a corrida,” disse Veras, referindo-se ao funcionamento do 99 Taxis.

No caso de mais de um motorista aceitar a corrida, o mais próximo fica com ela. “Assim o passageiro espera menos e o taxista roda pouco até buscá-lo, funcionando bem para ambos,” completou.

Outros aplicativos conhecidos, como o Easy Taxi, o Resolve Aí e o TaxiBeat funcionam de maneira semelhante.

Segurança

Se por um lado a sua corrida está garantida, por outro, a sua segurança é uma incógnita. Cooperativas e associações de taxistas alertam a um detalhe que pode passar despercebido: algumas empresas também trabalham com taxistas autônomos, ou seja, sem vínculo com órgãos da categoria.

Em casos de abusos, violência ou qualquer tipo de dano ao usuário, por exemplo, é mais difícil denunciar o motorista.

As desenvolvedoras, por outro lado, se defendem, afirmando que há cadastros rigorosos e que estes dados – nome completo, endereço e placa do carro – ficam disponíveis nas telas principais dos aplicativos. “Eventualmente ocorrem algumas reclamações, mas nestes casos sempre averiguamos a ocorrência para eventualmente educar e até suspender os taxistas no caso de comportamento inadequado,” afirmou o CEO da 99 Taxis.

Opções

taxi6

Em alguns programas, como o Moove Taxi, é possível calcular até o valor da corrida – Foto: divulgação

Para você não ficar na mão, ou melhor, no pé, na próxima vez que depender de um táxi, listamos cinco apps que podem ser a solução de todos os seus problemas de locomoção. Embora cada um tenha suas particularidades, os programas selecionados tem o modo de funcionamento bastante parecidos, apostando no instinto do usuário. Veja qual deles é o melhor para você:

Easy Taxi

Viajar rapidamente é apenas uma parte do que este app oferece. Se você solicitar um carro e tiver algum contratempo antes dele chegar, poderá ligar para o motorista e até cancelar a viagem a qualquer momento. Além dos smartphones, o serviço também está disponível no site easytaxi.com.brDownload: Android e iOS

99Taxis

Além de achar táxis próximos, você ainda pode escolhê-los de acordo com a sua forma de pagamento, que pode ser dinheiro, cheque e cartão de credito. Seu pedido ainda pode ser acompanhado em tempo real. Download: Android e iOS

Resolve Aí

Com uma das maiores coberturas no país, sendo acessível de 21 cidades brasileiras, também permite que você acompanhe a chegada do taxista. Download: Android e iOS

Taxibeat 

Difundido na Europa, o programa chega ao Brasil com força total. Por aqui, somente quem estiver em São Paulo e no Rio de Janeiro poderá usar a ferramenta. Além de acessar o perfil do taxista, também é possível conferir sua avaliação com os outros usuários e checar a rota em que está seguindo. Download: Android e iOS

Moove Taxi

Diferente dos outros apps, o Moove Taxi não chama o taxista mas facilita a busca por pontos de táxi. Com base na sua geolocalização, o app vasculha uma extensa base de dados e dá a endereço e o telefone dos pontos mais próximos de você. Além disso, mostra os telefones dos principais serviços de rádio táxi de São Paulo. Outra novidade é o cálculo da corrida, possível através das informações preliminares. Download: Android e iOS

Assuntos: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *