5 museus escondidos em São Paulo

5 museus escondidos em São Paulo

São Paulo é uma megacidade, com uma efervescência de cultura e entretenimento. Além dos museus famosos, com recordes de visitas, existem também lugares escondidos e pouco visitados. Mas com histórias incríveis e peças extraordinárias! Conheça alguns:

1.Museu da Lâmpada

O museu da lâmpada foi inaugurado em 15 de abril de 2012 para encantar o público e apresentar a história da invenção, que é o símbolo da boa ideia, contando desde a descoberta do fogo até as lâmpadas mais modernas utilizadas atualmente.

A visita educativa dura, em média, uma hora e meia, e é baseada em pesquisas e referências sobre a iluminação. Para visitar, é necessário fazer um cadastro no site. As visitas só serão agendadas depois do e-mail de confirmação enviado pela equipe do Museu. A entrada é grátis, mas é necessário levar 1kg de alimento não perecível.

Endereço: Av. João Pedro Cardoso, 574, Jabaquara

2.Museu dos Transportes

Inaugurado em 1985, a atração é iniciativa do ex-funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Gaetano Ferolla. O passeio é uma viagem no tempo e vale muito a pena, principalmente para as crianças. O passeio conta com sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano. Lá é possível observar raridades como o primeiro bonde a circular no Brasil em 1859 e o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. A entrada é franca.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé – Centro – São Paulo.

 

3.Museu do Relógio

Fundado em 1975, o Museu do Relógio é o único do gênero na América Latina.  O museu foi idealizado pelo Professor Dimas de Melo e, no período da sua inauguração, só continha peças do acervo pessoal do professor.

Atualmente, o acervo possui mais de 600 peças, algumas muito raras, como os primeiros relógios utilizados no Brasil, antigos relógios “cuco” alemães do século 17, passando por ampulhetas e até mesmo uma régua egípcia usada para a marcação de tempo há mais de dois mil anos. O museu conta boa parte da história evolutiva dos relógios no mundo.  A entrada é franca, mas deve ser agendada previamente pelo telefone: (11) 3646-4000.

Endereço: Avenida Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina – São Paulo.

 

 

museu-02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.Museu da Energia de São Paulo

Fundando em 2005, o Museu de energia de São Paulo é bastante interativo, contanto com equipamentos tecnológicos e atividades como jogos e projeções de filmes. Os visitantes são convidados a participar de experiências científicas e a refletir sobre questões atuais envolvendo o tema da energia e seu futuro. É possível, por exemplo, observar a diferença do consumo dos eletrodomésticos da década de 1970 até os dias atuais.

Além disso, o Museu conta com roteiros interessantes contando a história da expansão urbana e industrial da cidade de São Paulo nos últimos 150 anos e também comentando a história do edifício-sede do museu, construído entre 1890 e 1894, quando o bairro dos Campos Elíseos era o endereço mais sofisticado da cidade. O palacete foi residência de Henrique Santos Dumont, irmão do aviador Alberto Santos Dumont e um dos homens mais ricos do Brasil na época.

A entrada é franca.

Endereço: Alameda Cleveland, 601 – Campos Elísios  – São Paulo

5. Museu dos Óculos Gioconda Giannini

O Museu dos Óculos Gioconda Giannini é um museu particular fundado em 1996 pelo esteta óptico Miguel Giannini e encontra-se sediado em um casarão da década de 1920, no bairro do Bixiga. É o único do gênero no continente.

 O acervo do museu contém aproximadamente 700 exemplares de óculos, originários do Brasil e de outros países, produzidos entre os séculos XVII e XX, além de réplicas de peças mais antigas. O passeio é uma viagem no tempo, passando por peças incríveis como os modelos: Pince-nêz e lorgnons (que se pronunciam pancenê e lórniãn, ou seja, clipes de nariz e óculos de uma só haste) usados exclusivamente pela elite europeia. A entrada é franca.

Endereço: Rua dos Ingleses, 108 – Bela Vista – São Paulo.

museu-03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *